sexta-feira, 10 de julho de 2009

Semed se reúne com Sinteal e discute pauta histórica da categoria

Foto: Mauro Fabiani


A primeira audiência do Sindicato dos Trabalhadores de Educação de Estado de Alagoas (Sinteal), o secretário Municipal de Educação, Ricardo Valença e seu adjunto Thomaz Beltrão foi positiva. A comissão liderada pela presidente da entidade Girlene Lázarao e sua vice Célia Capistrano apresentou oito pontos de pauta, algumas deles históricos, e conseguiram encaminhar a maioria deles, além de agendar encontros com outros setores envolvidos. O deputado estadual Judson Cabral (PT) acompanhou a reunião.

É o caso da discussão que envolve o Plano de Cargos e Carreiras (PCC) da categoria. Para atender a esta demanda a Semed vai criar uma comissão para estudar a reivindicação do Sinteal. O mesmo ocorrerá com o pedido de progressão por titulação dos profissionais e o pagamento da remuneração para professores que trabalham em unidades consideradas de difícil acesso.

O Sinteal também reivindicou que o repasse possa incluir os trabalhadores das respectivas unidades. O detalhe é que há a necessidade de se verificar quais ainda se enquadram como difícil acesso. Já quanto ao repasse aos demais trabalhadores o processo precisa se transformar em lei para ser apresentado e aprovado na Câmara de Vereadores de Maceió.

Quanto à progressão, como o processo não depende apenas da Semed, mas também da Secretaria Municipal de Administração o encaminhamento envolve um encontro com o titular da pasta, secretário Sérgio Vilella. Na próxima quarta-feira (15) o Sinteal, juntamente com o secretário Ricardo Valença se reúnem para discutir o tema. No encontro as sindicalistas discutirão os critérios usados pela secretaria e incluirão o debate sobre enquadramento.

As professoras também procuraram informações sobre o pagamento Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS). A Semed informou que há uma cota de R$ 130 mil por mês para cada secretaria. Entretanto, o depósito dos valores depende de um cronograma próprio. Cabe ao trabalhador procurara a secretaria de administração e a partir desse contato obter informações como o processo será efetuado.

Em relação à cobrança sobre a realização de convênios para a formação inicial e continuada os sindicalistas foram informados que a Semed já mantém uma agenda em andamento. Uma prova disso é a perspectiva de ampliação da Formação Continuada desenvolvida pelo programa Universidade Aberta, que ocorre em parceria com a Universidade Federal de Alagoas. No próximo dia 16 o tema será discutido diretamente com o secretário Ricardo Valença.

Diante da evolução das discussões com a categoria Valença acredita que a demanda caminhará sem grandes problemas. Os trabalhadores também gostaram da receptividade que tiveram e deram um crédito de confiança na atual gestão da Semed.


http://www.maceio.al.gov.br/
http://www.alemtemporeal.com.br/?pag=educacao&cod=2259

Nenhum comentário: