Fotos: Mauro Fabiani
O curso Introdução à Educação Digital, promovido pela Secretaria de Educação à Distância – Seed/MEC, integrante do Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional – Proinfo Integrado, voltado à formação de professores e gestores da educação básica de todo o país, busca à inclusão digital e social.
Com o objetivo de ampliar a aprendizagem sobre mídias e tecnologias, o manejo do computador e de alguns programas no ambiente Linux Educacional e, ainda, as possibilidades de aproveitá-las no cotidiano e na prática pedagógica.
É necessário ao professor conhecer as especificidades das diferentes TIC, suas potencialidades e limitações, para que a prática pedagógica não se limite apenas a certo tipo de tecnologia, seja ela qual for. Em uma atividade pedagógica, diferentes tecnologias podem ser usadas de forma integrada.
Para isto, não basta apenas o professor saber operacionalizar a tecnologia, ele precisa compreender as implicações pedagógicas envolvidas no seu uso para poder criar situações de aprendizagem que favoreçam o processo de construção de conhecimento do aluno e saibam aplicar esse conhecimento para resolver problemas cotidianos ou participar da busca de alternativas para solucioná-los.
É preciso dar aos alunos condições de desenvolver competências e habilidades que lhes permitam compreender o seu contexto de vida, utilizando a tecnologia para interagir com o mundo e atuar na construção de uma sociedade mais justa e de uma cidadania responsável.
A formação proporcionada pela Coordenação de Tecnologia Educacional (CTE) da Secretaria Municipal de Educação (Semed) contribui para que os professores atuem nos laboratórios de informática das escolas, integrando o uso das tecnologias aos conteúdos curriculares, no desenvolvimento de projetos pedagógicos e na utilização dos pacotes educacionais disponíveis no ambiente Linux Educacional.
No ano de 2009, a Coordenação de Tecnologia já capacitou duas turmas de professores no Curso de Introdução à Educação Digital e, atualmente, mais duas turmas estão em formação. A meta da Coordenação é formar até novembro de 2009 mais 120 professores das escolas municipais que possuem laboratórios de informática. A capacitação é ministrada pelas técnicas formadoras da CTE, Ana Lúcia Vasconcelos, Sílvia Medeiros, Inês Cezário e Deborah Matos.
De acordo com Ana Lúcia, “o curso é dividido em 28h presenciais e 12h a distância, onde há módulo com atividades para serem feitas à distância e no final, eles devem apresentar um projeto para ser desenvolvido com os alunos nos laboratórios. Atualmente, 56 escolas municipais, já possuem laboratórios de informática”, disse.
cada minuto
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