segunda-feira, 20 de julho de 2009

Semed discute Ecovela com secretarias do Turismo, Meio Ambiente e Esporte e Lazer

Foto Marcos Rodrigues

A realização do maior evento náutico de caráter popular, a Ecovela foi discutida numa reunião ampliada na Secretaria Municipal de Educação (Semed), articulada pelo secretário Ricardo Valença. A proposta é unir o evento a programação educacional e cultural das escolas da rede municipal, além de associá-lo a preservação do meio ambiente. A Ecovela será realizada nos dias 8,9 e 10 de setembro na Lagoa Mundaú, no bairro do Pontal da Barra.


Por isso a organização do evento tem as secretarias Municipais de Turismo, Meio Ambiente, Esporte e Lazer , Braskem, Controle de Bacias Hidrográficas (CBH) Complexo Estoarino e Complexo Estuárino – Lagoas Mundaú e Manguaba (Celme).Durante o encontro o secretário Ricardo Valença (Semed) destacou que é possível agregar ao evento a comunidade escolar. Os estudantes podem ser mobilizados a desenvolverem trabalho com a temática do meio ambiente e cultura local.
As escolas seriam despertadas para o tema da preservação, ao mesmo tempo em que todo o evento também teria esse foco. A preocupação foi manifestada pelo Gerente de Marketing e Relações Institucionais da Bransken, Milton Pradines. Ele sugeriu que a programação inclua uma ação efetiva de preservação como coleta de lixo e plantio de árvores típicas da vegetação nativa.
A Ecovela também servirá para a Secretaria Municipal do Meio Ambiente inaugurar a sinalização e orientação da ilhas que integram o complexo lagunar. Segundo Noaldo Araújo o “batismo” das localidades vai ajudar a comunidade e aos visitantes a reconhecer as áreas turísticas.A comunidade estará envolvida em todos os dias da regata.

A Secretaria Municipal de Esporte e Lazer montou uma programação que privilegiará desde brincadeiras populares, ginástica, jogos de tabuleiros (xadrez, dominó, dama, etc), além de atividades de recreação.

Neste primeiro encontro os representantes dos órgãos envolvidos definiram como cada segmento atuará na construção da Ecovela. No próximo encontro, dia 10 de agosto às 9h na Brasken, a comissão volta a se reunir para fechar toda a programação.



http://cadaminuto.com.br/noticias/noticias.asp?cod=18282

Nenhum comentário: