quinta-feira, 30 de julho de 2009

Maceió empenhada nos compromissos do milênio

Fotos: Mauro FabianiSecretários Ricardo Valença (Semed) e Sandra Arcanjo (Semas)


O município de Maceió está empenhado em desenvolver políticas na direção dos oito objetivos do milênio, criado pela Organização das Nações Unidas, em 2000. Isso foi confirmado pelo assessor especial do prefeito Cícero Almeida, Pedro Alves, durante o Seminário de Lançamento do Prêmio Objetivos de Desenvolvimento do Milênio Brasil (ODM).

Os oito objetivos apontados pela ONU são: erradicação da fome e da pobreza, educação básica de qualidade para todos, promoção da igualdade entre os sexos e a autonomia das mulheres, reduzir a mortalidade infantil, melhorar a saúde das gestantes, combater o HIV/Aids, a malária e outras doenças e o estabelecimento de parcerias para o desenvolvimento.

Quatro anos depois, o Governo Federal instituiu um prêmio para valorizar as iniciativas da sociedade civil, privada e a parceria entre ambos. Segundo o representante da Secretaria Nacional da Presidência da República, Ubirajara Augusto, o governo conseguiu se aproximar de metas de alguns dos pontos definidos pela ONU. “Mas ainda temos municípios onde a desigualdade é tão grande que eles estão abaixo da linha de pobreza em todos os itens”, disse.

Em seu pronunciamento Pedro Alves destacou que o município de Maceió tem se dedicado a garantir os direitos básicos da população. Ele lembrou ainda que o prefeito Cícero Almeida criou a Secretaria Municipal de Direitos Humanos, Segurança Comunitária e Cidadania.

O alcance das discussões do seminário também envolveu técnicos da Secretaria Municipal de Assistência Social. A própria secretária, Sandra Arcanjo, compareceu ao evento para acompanhar como o prêmio se desenvolverá.


A Secretaria Municipal de Educação (Semed) participou do evento com uma delegação de 25 professores e técnicos. A mobilização dos profissionais foi apontada como prioridade pelo secretário, Ricardo Valença. O envolvimento com o tema se deve ao compromisso assumido da equipe em se empenhar na criação de novas vagas, ampliação da rede e desenvolvimento de uma educação de qualidade.

Como um dos pontos apontados pela ONU também envolve a responsabilidade com o meio ambiente, a maior representação no seminário foi de professoras ligadas ao Centro de Referência em Educação Ambiental (Creamb).

A Semed está envolvida na construção de uma escola em PVC/Concreto no Benedito Bentes. A unidade vai representar inclusão para crianças oriundas das famílias que foram transferidas da orla lagunar para o Conjunto Cidade Sorriso.

A realização da obra só será possível com a presença da Brasken. A Parceria Público Privada (PPP) com o poder público deu origem a unidade Mestre Izaldino, no Pontal da Barra. O diferencial do atual projeto a ser desenvolvido, será o envolvimento da comunidade num projeto de reciclagem que viabilize a sustentabilidade da escola.


Repercussão

Alagoas em tempo real

Coisas de Maceió



Nenhum comentário: