segunda-feira, 20 de julho de 2009

Semed participa de congresso sobre educação infantil

Foto: Mauro Fabiani

A Secretaria Municipal de Educação (Semed), por meio do seu Departamento de Educação Infantil, está participando do 17° Congresso Brasileiro de Educação Infantil da Organização Mundial de Educação Pré-Escolar (Omep), que tem como tema “Educação da Infância: Novos Olhares, Responsabilidades e Práticas”. O evento iniciou na quinta-feira (16) e finaliza neste sábado, no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso.

Segundo a diretora do Departamento de Educação Infantil da Semed, Janise Alice, o município disponibilizou 50 vagas para serem distribuídas entre professores e funcionários que trabalham no departamento infantil do órgão. “O evento é de grande importância, pois oferece aos participantes a oportunidade de discutir o tema da educação infantil e, dessa forma, reavaliar conceitos para melhorar a qualidade do ensino”, afirmou.

Ela falou também que a Semed ficou à disposição da organização nacional da Omep, além de ceder grupos de crianças do órgão para realizar apresentações culturais, que aconteceram durante todo o evento. “Num congresso como este, com profissionais de todo o Brasil, nós fazemos contatos para criarmos, inclusive, futuras parcerias e articularmos, também, eventos internos sobre o tema”, finalizou a diretora.

A coordenadora do Centro de Referência em Educação Ambiental (Creamb/Semed), professora Virgínia Muller, representou a secretaria e participou de uma mesa sobre o tema “Educação, Infância e Meio Ambiente”. Ela falou sobre o trabalho desenvolvido pelo Creamb na formação continuada de educação infantil da Semed, onde é oferecido um curso sobre a “Dimensão Ambiental e o Letramento Científico na Educação Infantil”.

A presidenta da Omep, Maria Aparecida Salmazi, falou dos objetivos do congresso, que acontece a cada dois anos em um dos 17 estados filiados à organização. Salmazi disse que os participantes discutem políticas e levam essas ideias para reivindicarem medidas em seus estados, em defesa de uma melhor formação profissional para professores que lidam com crianças de zero a seis anos, que têm como função cuidar e educar os alunos.

O congresso contou com a participação de 628 pessoas dos 17 estados filiados à organização, entre elas profissionais de 23 municípios alagoanos.


http://www.alagoasemtemporeal.com.br/?pag=educacao&cod=2282

http://www.coisasdemaceio.com.br/modules/news/article.php?storyid=11427

http://www.cadaminuto.com.br/noticias/noticias.asp?cod=17884

http://www.alagoas24horas.com.br/conteudo/?vCod=69212


Nenhum comentário: