terça-feira, 21 de julho de 2009

Parte I: dia a dia da Semed


A rotina de trabalho na Secretaria Municipal de Educação (Semed) começa cedo. No setor administrativo do prédio sede, as recepcionistas são as responsáveis pelo encaminhamento das demandas. São elas quem definem e direcionam o atendimento.




Sempre com um sorriso e disponibilidade em servir, a equipe tem encontrado apoio para dar continuidade ao serviço. O contato com o secretário Ricardo Valença ocorre de modo direto e sem burocracia. Assim a informação é distribuída sem dificuldades.



Enquanto isso, o secretário já iniciou parte de sua agenda diária. O primeiro contato é com o secretário adjunto, Thomaz Beltrão e o chefe de gabinete, Nilson Vieira. A partir daí, são definidas as prioridades e a distribuição do que cada um se responsabilizará. Em geral as grandes demandas são acompanhadas por todos os diretores e coordenadores da Semed.

Desde que assumiu a pasta, Valença tem valorizado o trabalho dos coordenadores, principalmente, os que atuam ligados aos programas do Governo Federal. Eles passaram a ser gerentes dos recursos e dividem a responsabilidade com o gestor. A qualquer momento podem solicitar assessoria e apoio para evitar descumprimento dos prazos para a prestação de contas.


O gabinete, por conta da procura e das atribuições conta com um setor de protocolo próprio. É para lá, que migram todas os processos que dependem de análise dos setores de apoio, bem como apreciação direta do secretário Ricardo Valença. Para isso ele conta com uma assessoria jurídica e ainda a Procuradoria Setorial.



Depois do registro, os processos são encaminhados para a assessoria do gabinete. É lá que as técnicas priorizam a distribuição a partir das datas e ordem de prioridade. A ligação do setor de protocolo é o que possibilita a falta de acúmulo dos processos. A experiência das técnicas envolvidas dá fluidez as solicitações.




A produção de informações sobre o andamento das atividades acontecem em duas frentes: comunicação interna e externa. A agenda do Departamento de Comunicação gira em torno das demandas criadas por todos os setores. Na esfera administrativa, normalmente, acontece o acompanhamento e planejamento das ações.




Esse trabalho ocorre a partir do agendamento prévio, montado em parceria com a chefia de gabinete. Além disso todos os setores foram sensibilizados a fornecer detalhes do trabalho que desempenham. De posse destas informações produzimos as pautas e foco para os quais serão dirigidas. O princípio do trabalho se baseia no relacionamento sem barreiras com todos os servidores e na transparência das ações de caráter público.

Desde que a equipe foi estruturada com pessoal qualificado, que a imagem da Semed passou a ter outra dimensão. A produção é voltada para o blog, rádio, tv, impressos, agências de notícias, escolas e o público interno.

Em algumas situções, o setor também se envolve em campanhas de mobilização nas escolas. Nestas atividades incentivamos a produção cultural e artística. Durante as palestras apontamos a importância de atividades criativas que envolvam a comunidade. Na Escola Municipal Deputada Selma Bandeira o trabalho já foi iniciado e os alunos têm sido estimulados a discutirem violência de forma coletiva.

A versatilidade e a necessidade de acompanhar o desenvolvimento das atividades exige da equipe envolvimento com as pautas. Todos estão se epenhando em fazer a melhor cobertura. O trabalho conta com o apoio da Secretaria Municipal de Comunicação (Secom) que tem aberto espaço para a produção das reportagens.



Nesta primeira etapa de cobertura só foi privilegiado parte dos setores administrativos. Em breve mostraremos o restante da rotina diária, mas destacando as coordenadorias e diretorias da Semed.

Nenhum comentário: