quinta-feira, 9 de julho de 2009

Semed e Ufal querem melhorar programa Universidade Aberta

A Prefeitura Municipal de Maceió e a Secretaria Municipal de Educação (SEMED), querem melhorar as condições para o cumprimento do cooperação com a Universidade Federal de Alagoas e o Ministério da Educação (MEC).

Ambos atuam juntos no Programa Universidade Aberta, que visa qualificar os professores da rede municipal. Na última quarta-feira o secretário adjunto da Semed, Thomaz Beltrão visitou o CAIC da Ufal, para conhecer a estrutura oferecida pela universidade.

O espaço está em análise para uma futura transferência do laboratório. Pela proposta as aulas passariam a ocorrer no novo prédio que oferece condições de espaço e boa localização. A definição sobre a mudança ainda não foi tomada porque será discutida com a equipe da secretaria.

O Programa Universidade Aberta é vinculado ao Ministério de Educação. Ele possibilita a interiorização e a democratização do ensino superior de forma gratuita e de qualidade. O método utilizado é o da educação à distância, porém, também ocorrem aulas presenciais ministradas por professores da Ufal.

A finalidade dessas ações de ensino é potencializar o município, qualificar a mão de obra e o incremento do trabalho dos docentes da rede municipal. Esses cursos de educação à distância irão possibilitar a inclusão digital e a democratização do ensino
.
Segundo a professora Elielba Mendes, coordenadora do Pólo Maceió, existem dois acordos firmados para que o Programa possa atingir o alvo. Entre eles apoiar os alunos matriculados nos cursos de graduação e pós-graduação. Para o trabalho na capital foi garantido a infraestrutura física e logística para apoiar o desenvolvimento do programa.

Nenhum comentário: