sexta-feira, 31 de julho de 2009

Município discute implantação do ensino de 9 anos.

Fotos: Mauro Fabiani


Professores da rede municipal se reuniram, nesta sexta-feira, para discutir os rumos da implantação do Ensino de nove anos nas escolas do município. A mudança curricular e pedagógica foi definida pela lei 11.274/2006. Desde 2006 até hoje a Secretaria Municipal de Educação (Semed) realizou a mudança em 54 escolas. No próximo ano, outras 40 unidades também passarão a receber os alunos a partir dos seis anos.


professora Vanda Figueiredo Cardoso


A coordenadora da Comissão do Ensino Fundamental de 9 anos, professora Vanda Cardoso destacou em seu pronunciamento o envolvimento dos técnicos da Semed e dos professores das escolas que já realizaram a implantação. “O esforço dos educadores tem sido muito grande. Mas precisamos de mudanças da estrutura física e da equipe escolar”, disse Vanda.



Ela lembrou ainda que a partir do próximo ano mais unidades iniciarão a matrícula para alunos de seis anos. O tema já vem sendo discutido dentro das reuniões da Formação Continuada e em eventos com educadores.




A troca de experiências entre os profissionais tem possibilitado ajustes e aponta a necessidade da reorganização do ensino fundamental. Os primeiros levantamentos com as unidades que já se enquadraram na lei indica um aumento na qualidade do ensino.



O secretário Ricardo Valença assumiu o compromisso de continuar apoiando as mudanças curriculares. Quanto às mudanças na rede física para atender a nova demanda de alunos ele adiantou que o Departamento de Engenharia já está concluindo o planejamento para realizar alterações nas estruturas.



“Temos um grande desafio que é a recuperação e adaptação das escolas da rede. Nós compreendemos nossa tarefa que a de fortalecer a educação básica. Por isso continuamos ouvindo e visitando as unidades, inclusive, nos finais de semana”, falou Valença.



Professora Irailde Correia e o secretário Ricardo Valença


No mesmo evento, a principal palestra foi da professora Irailde Correia, que preside o Conselho Municipal de Educação. Ela discorreu sobre “A trajetória das Escolas de Ciclos no Brasil: avanços e dificuldades da Gestão Educacional”.



Repercussão

Alagoas em tempo real


Alagoas 24horas

Maceió em dia

Coisas de Maceió

Nenhum comentário: