sexta-feira, 24 de julho de 2009

Semed conhece projeto sobre lixo eletrônico

Fotos: Mauro Fabiani



Formar professores e desenvolver projetos de preservação do meio ambiente. Foi o compromisso assumido pelo secretário Municipal de Educação, Ricardo Valença durante visita a sede do Centro de Referência em Educação Ambiental (Creamb). Na oportunidade, ele conheceu o projeto E-Tralha: recicle essa idéia, criado pelo analista de sistemas da Universidade Estadual de Ciências da Saúde (Uncisal), Eraldo Alves.




Pela proposta, 50 alunos da Secretaria Municipal de Educação podem ser incluídos no projeto que tem alcance social e prevê a inclusão digital. Eles seriam mobilizados para aprender a trabalhar com o reaproveitamento e reciclagem do “Lixo Eletrônico”.



“Os estudantes seriam capacitados para aprender a dar manutenção e montagem de computadores, além de laboratórios. O projeto prevê a geração de emprego e renda, uma vez que existe uma demanda de produtos eletrônicos. Deste descarte pelo menos 94% pode ser reaproveitado”, explicou Eraldo.





A primeira etapa do projeto já está em curso e envolve a formação dos professores. O Creamb é quem vai articular as ações para que possam ser desenvolvidas nas comunidades.

Segundo a professora Virgínia Muller, a meta é envolver a Semed e outros setores do município para que Maceió possa ganhar o selo e ser reconhecida como cidade sustentável. “O selo é concedido pelo Ministério do Meio Ambiente depois do reconhecimento das ações”, acrescentou Virgínia.





Durante a visita ela foi oficialmente nomeada coordenadora do Creamb, uma vez que estava à frente do setor de fato, mas não de direito. O documento foi entregue pelo próprio secretário que enalteceu a capacidade de integração da Semed com outros órgãos. O próximo passo é a inclusão do Creamb no organograma da Semed.




O secretário Ricardo Valença manteve contato com o secretário de Meio Ambiente, Ricardo Ramalho. Eles conversaram sobre a construção da escola para os moradores do Conjunto Cidade Sorriso. Ramalho recebeu com entusiasmo a proposta, principalmente por conta da parceria com a Brasken, que vai construir e incentivar a adoção de projetos ambientais. A obra voltará a ser discutida de modo ampliado entre as duas secretarias.





Confira áudio



Onde saiu

www.alagoasemtemporeal.com.br




Nenhum comentário: