sexta-feira, 31 de julho de 2009

Município discute implantação do ensino de 9 anos.

Fotos: Mauro Fabiani


Professores da rede municipal se reuniram, nesta sexta-feira, para discutir os rumos da implantação do Ensino de nove anos nas escolas do município. A mudança curricular e pedagógica foi definida pela lei 11.274/2006. Desde 2006 até hoje a Secretaria Municipal de Educação (Semed) realizou a mudança em 54 escolas. No próximo ano, outras 40 unidades também passarão a receber os alunos a partir dos seis anos.


professora Vanda Figueiredo Cardoso


A coordenadora da Comissão do Ensino Fundamental de 9 anos, professora Vanda Cardoso destacou em seu pronunciamento o envolvimento dos técnicos da Semed e dos professores das escolas que já realizaram a implantação. “O esforço dos educadores tem sido muito grande. Mas precisamos de mudanças da estrutura física e da equipe escolar”, disse Vanda.



Ela lembrou ainda que a partir do próximo ano mais unidades iniciarão a matrícula para alunos de seis anos. O tema já vem sendo discutido dentro das reuniões da Formação Continuada e em eventos com educadores.




A troca de experiências entre os profissionais tem possibilitado ajustes e aponta a necessidade da reorganização do ensino fundamental. Os primeiros levantamentos com as unidades que já se enquadraram na lei indica um aumento na qualidade do ensino.



O secretário Ricardo Valença assumiu o compromisso de continuar apoiando as mudanças curriculares. Quanto às mudanças na rede física para atender a nova demanda de alunos ele adiantou que o Departamento de Engenharia já está concluindo o planejamento para realizar alterações nas estruturas.



“Temos um grande desafio que é a recuperação e adaptação das escolas da rede. Nós compreendemos nossa tarefa que a de fortalecer a educação básica. Por isso continuamos ouvindo e visitando as unidades, inclusive, nos finais de semana”, falou Valença.



Professora Irailde Correia e o secretário Ricardo Valença


No mesmo evento, a principal palestra foi da professora Irailde Correia, que preside o Conselho Municipal de Educação. Ela discorreu sobre “A trajetória das Escolas de Ciclos no Brasil: avanços e dificuldades da Gestão Educacional”.



Repercussão

Alagoas em tempo real


Alagoas 24horas

Maceió em dia

Coisas de Maceió

Pagamento dos Servidores

Atenção Servidores !

O pagamento de todos os servidores da Semed serão regularizados entre 11 e 12h de hoje, sexta-feira (31).



O atraso foi porque o repasse do Fundeb só aconteceu, ontem depois do expediente bancário.

quinta-feira, 30 de julho de 2009

Maceió empenhada nos compromissos do milênio

Fotos: Mauro FabianiSecretários Ricardo Valença (Semed) e Sandra Arcanjo (Semas)


O município de Maceió está empenhado em desenvolver políticas na direção dos oito objetivos do milênio, criado pela Organização das Nações Unidas, em 2000. Isso foi confirmado pelo assessor especial do prefeito Cícero Almeida, Pedro Alves, durante o Seminário de Lançamento do Prêmio Objetivos de Desenvolvimento do Milênio Brasil (ODM).

Os oito objetivos apontados pela ONU são: erradicação da fome e da pobreza, educação básica de qualidade para todos, promoção da igualdade entre os sexos e a autonomia das mulheres, reduzir a mortalidade infantil, melhorar a saúde das gestantes, combater o HIV/Aids, a malária e outras doenças e o estabelecimento de parcerias para o desenvolvimento.

Quatro anos depois, o Governo Federal instituiu um prêmio para valorizar as iniciativas da sociedade civil, privada e a parceria entre ambos. Segundo o representante da Secretaria Nacional da Presidência da República, Ubirajara Augusto, o governo conseguiu se aproximar de metas de alguns dos pontos definidos pela ONU. “Mas ainda temos municípios onde a desigualdade é tão grande que eles estão abaixo da linha de pobreza em todos os itens”, disse.

Em seu pronunciamento Pedro Alves destacou que o município de Maceió tem se dedicado a garantir os direitos básicos da população. Ele lembrou ainda que o prefeito Cícero Almeida criou a Secretaria Municipal de Direitos Humanos, Segurança Comunitária e Cidadania.

O alcance das discussões do seminário também envolveu técnicos da Secretaria Municipal de Assistência Social. A própria secretária, Sandra Arcanjo, compareceu ao evento para acompanhar como o prêmio se desenvolverá.


A Secretaria Municipal de Educação (Semed) participou do evento com uma delegação de 25 professores e técnicos. A mobilização dos profissionais foi apontada como prioridade pelo secretário, Ricardo Valença. O envolvimento com o tema se deve ao compromisso assumido da equipe em se empenhar na criação de novas vagas, ampliação da rede e desenvolvimento de uma educação de qualidade.

Como um dos pontos apontados pela ONU também envolve a responsabilidade com o meio ambiente, a maior representação no seminário foi de professoras ligadas ao Centro de Referência em Educação Ambiental (Creamb).

A Semed está envolvida na construção de uma escola em PVC/Concreto no Benedito Bentes. A unidade vai representar inclusão para crianças oriundas das famílias que foram transferidas da orla lagunar para o Conjunto Cidade Sorriso.

A realização da obra só será possível com a presença da Brasken. A Parceria Público Privada (PPP) com o poder público deu origem a unidade Mestre Izaldino, no Pontal da Barra. O diferencial do atual projeto a ser desenvolvido, será o envolvimento da comunidade num projeto de reciclagem que viabilize a sustentabilidade da escola.


Repercussão

Alagoas em tempo real

Coisas de Maceió



quarta-feira, 29 de julho de 2009

Professores realizam Socialização e Estudos Práticos.

Fotos: Mauro Fabiani


Com o objetivo de aprender a montar aulas práticas para demonstração de experimentos científicos, professores da rede municipal de ensino participaram nesta quarta-feira (29), de mais um encontro de Socialização e Estudos Práticos, no Centro de Formação Professor Paulo Freire, na Secretaria Municipal de Educação (Semed).





Hoje o tema discutido e trabalhado foi à água e suas propriedades, tensões superficiais, reflação da luz, estados da água. Para a cordenadora do Centro de Referência em Educação Ambiental (Creamb), Virgínia Muller, essas reuniões além de contribuir para solucionar os problemas, tem como objetivo tornar as aulas mais atrativas.





De acordo com a professora de ciências da Escola Municipal Corintho da Paz, Silvana Nascimento Rodrigues, que ensina estudantes na faixa etária de 11 a 13 anos, “eles gostam muito, esses experimentos deixam as aulas mais interessantes, mais emocionantes e os mais danados ficam mais atentos, aos sábados, dia em que desenvolvemos um projeto de horta na escola, a freqüência aumentou”.



E Silvana ainda acrescentou “eu percebi também um reflexo direto nas notas dos alunos, no segundo bimestre houve uma melhora de cerca de 80% em relação ao primeiro, e acredito que isso foi conseqüência dos experimentos introduzidos na sala de aula”, declarou a professora.



A diretora de ensino, Eliane Teodoro entrega o "Kit ecológico"

a professora Silvana Rodrigues e a seu lado Virginia Muller.



Na oportunidade foi entregue o “Kit ecológico - Boticário”, contendo um CD e um DVD com desenhos animados, documentários que discutem o aquecimento global, as causas e o que contribuem para isso, como o aumento do mar, a poluição, as queimadas, a emissão de gás carbônico.



Repercussão

Alagoas em tempo real

Alagoas noticias

Maceió em dia


Coisas de Maceió


Seminário de Implantação
do
Ensino Fundamental de 9 anos

Palestra: "A trajetória das Escolas de Ciclo no Brasil"
com Irailde Correia
Local: Auditório da Secretaria Estadual de Educação (SEE)
Rua Barão de Alagoas - Centro
Hora: 8h30
Dia 31 (nesta sexta-feira)

Notas para Rádio

PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO
APRENDEM A MONTAR AULAS PRÁTICAS PARA
DEMONSTRAÇÃO DE EXPERIMENTOS CIENTÍFICOS//

A OFICINA ACONTECEU NA SEDE DA SECRETARIA
MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO (SEMED)// ELA FAZ PARTE
DA FORMAÇÃO CONTINUADA EM MEIO AMBIENTE//

O OBJETIVO É QUE OS PROFESSORES POSSAM APLICAR
OS CONHECIMENTOS DURANTE APRESENTAÇÕES EM SALA
DE AULA//

SEGUNDO A PROFESSORA VIRGÍNIA MÜLLER – COORDENADORA
DO CENTRO DE REFERÊNCIA EM EDUCAÇÂO AMBIENTAL – OS
ESTUDANTES TERÃO AULAS DINÂMICAS O QUE INFLUENCIARÁ
NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM//

COMUNICAÇÃO

A SEMED VAI AMPLIAR A COMUNICAÇÃO COM OS SEUS SERVIDORES
E AS ESCOLAS// JÁ ESTÁ EM ESTUDO A CRIAÇÃO DE UMA RÁDIO
ON LINE QUE POSSA INTEGRAR TODA A REDE MUNICIPAL/ ALÉM
DE OFERECER SOM AMBIENTE//

O SECRETÁRIO RICARDO VALENÇA É O PRINCIPAL INCENTIVADOR
DO PROJETO QUE PODE SERVIR DE MODELO PARA AS OUTRAS
SECRETARIAS//

INCLUSÃO

A SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO TAMBÉM INTEGRA CONSELHO
MUNICIPAL DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA//

OS REPRESENTANTES DA SEMED SÃO JORGE LUIZ FIREMAN E POLIANA
DE ARAÚJO SATIRO – QUE FOI INDICADA SUPLENTE//

O CONSELHO FOI EMPOSSADO NA SEGUNDA-FEIRA PELO PREEITO CÍCERO
ALMEIDA// A ELEIÇÃO DA PRESIDÊNCIA ACONTECE NESTA QUINTA-FEIRA//


ESCOLAS


O SECRETÁRIO RICARDO VALENÇA MANTÉM O SEU CALENDÁRIO DE VISITAS
AS ESCOLAS// NA TARDE DA ÚLTIMA TERÇA-FEIRA ELE ESTEVE NA UNIDADE
HEBERT DE SOUZA//
NESTA QUINTA FEIRA ELE INSPECIONA AS CONDIÇÓES DA UNIDADE LYONS /
NO PARQUE GONÇALVES LEDO///


MAIS INFORMAÇÕES SOBRE ESTAS NOTÍCIAS VC ENCONTRA NO NOSSO BLOG//
BOLETIM SEMED.BLOGSPOT.COM OU NA BUSCA DO GOOGLE- DIGITE BOLETIM
SEMED//

DA ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO DA SEMED MARCOS RODRIGUES//

Ouça áudio


segunda-feira, 27 de julho de 2009

Semed realiza Proinfantil

Foto: Mauro Fabiani

Janisa Lima, diretora

do Departamento de Educação Infantil da Semed


A Secretaria Municipal de Educação (Semed) está realizando no Auditório Paulo Freire, na sede da Semed, o Programa de Formação Inicial para Professores em Exercício na Educação Infantil (Proinfantil). Esse é uma ação de colaboração entre Governo Federal, Estado e municípios, que promove a qualificação dos profissionais que atuam na educação infantil.


O Proinfantil tem como objetivos: elevar o nível de conhecimento e aprimorar a prática pedagógica dos docentes; valorizar o magistério, oferecendo condições de crescimento profissional e pessoal ao professor e contribuir para a qualidade social da educação das crianças de até seis anos nas instituições de educação infantil.


De acordo, com a diretora do departamento de Educação Infantil da Semed, Janisa Lima, “está é uma ação inédita, onde pela primeira vez Maceió está sendo atendida pelo programa, como também os 120 auxiliares de sala, o programa é rico, muito bem elaborado e no fim de dois anos, saíram com nível médio com habilitação em magistério”.

Vereadora Rosinha da Adefal visita Secretário Valença

Foto: Mauro Fabiani


O Secretário municipal de Educação, Ricardo Valença recebeu, na manhã desta segunda-feira (27), em seu gabinete na Semed, a vereadora por Maceió, Rosinha da Adefal (PTdoB), que fez uma visita de cortesia, ao mesmo tempo, em que deixou sugestões para que a Semed procure viabilizar convênios com a Associação dos deficientes físicos de Alagoas (Adefal), nas áreas de saúde auditiva e também para detectar e dar assistência a alunos da rede municipal, com deficiência visual.

sexta-feira, 24 de julho de 2009

Semed conhece projeto sobre lixo eletrônico

Fotos: Mauro Fabiani



Formar professores e desenvolver projetos de preservação do meio ambiente. Foi o compromisso assumido pelo secretário Municipal de Educação, Ricardo Valença durante visita a sede do Centro de Referência em Educação Ambiental (Creamb). Na oportunidade, ele conheceu o projeto E-Tralha: recicle essa idéia, criado pelo analista de sistemas da Universidade Estadual de Ciências da Saúde (Uncisal), Eraldo Alves.




Pela proposta, 50 alunos da Secretaria Municipal de Educação podem ser incluídos no projeto que tem alcance social e prevê a inclusão digital. Eles seriam mobilizados para aprender a trabalhar com o reaproveitamento e reciclagem do “Lixo Eletrônico”.



“Os estudantes seriam capacitados para aprender a dar manutenção e montagem de computadores, além de laboratórios. O projeto prevê a geração de emprego e renda, uma vez que existe uma demanda de produtos eletrônicos. Deste descarte pelo menos 94% pode ser reaproveitado”, explicou Eraldo.





A primeira etapa do projeto já está em curso e envolve a formação dos professores. O Creamb é quem vai articular as ações para que possam ser desenvolvidas nas comunidades.

Segundo a professora Virgínia Muller, a meta é envolver a Semed e outros setores do município para que Maceió possa ganhar o selo e ser reconhecida como cidade sustentável. “O selo é concedido pelo Ministério do Meio Ambiente depois do reconhecimento das ações”, acrescentou Virgínia.





Durante a visita ela foi oficialmente nomeada coordenadora do Creamb, uma vez que estava à frente do setor de fato, mas não de direito. O documento foi entregue pelo próprio secretário que enalteceu a capacidade de integração da Semed com outros órgãos. O próximo passo é a inclusão do Creamb no organograma da Semed.




O secretário Ricardo Valença manteve contato com o secretário de Meio Ambiente, Ricardo Ramalho. Eles conversaram sobre a construção da escola para os moradores do Conjunto Cidade Sorriso. Ramalho recebeu com entusiasmo a proposta, principalmente por conta da parceria com a Brasken, que vai construir e incentivar a adoção de projetos ambientais. A obra voltará a ser discutida de modo ampliado entre as duas secretarias.





Confira áudio



Onde saiu

www.alagoasemtemporeal.com.br




quinta-feira, 23 de julho de 2009

Semed avança na construção de Escola no conjunto Cidade Sorriso

Foto: Mauro Fabiani


A falta de uma unidade escolar no Benedito Bentes II, para atender aos moradores do Conjunto Cidade Sorriso foi discutida na manhã desta quinta-feira (23), com o gerente de Marketing e Relações Institucionais da Brasken, Milton Pradines. Os entendimentos com o secretário Municipal de Educação, Ricardo Valença são para que a empresa construa outra unidade em PVC/Concreto, com a mesma tecnologia empregada na Escola Mestre Izaldino, no Pontal da Barra.

A unidade seria construída a partir da Parceria Público Privada (PPP). A relação transparente da empresa com a Secretaria Municipal de Educação (Semed), mudou a realidade da comunidade do Pontal. Tudo porque a escola passou a ser uma referência no bairro.

É essa mesma transformação social que a Semed pretende provocar no Benedito Bentes II, já que a moradia já foi garantida pela Prefeitura Municipal, a partir da Secretaria Municipal de Habitação. O terreno para construção está reservado.

As informações empolgaram Milton Pradines que vê na iniciativa, a possibilidade da Brasken mais uma vez usar seu domínio da tecnologia e criar um novo espaço na comunidade. Ele lembrou que desde o projeto da Escola Mestre Izaldino que o prefeito Cícero Almeida se tornou um entusiasta do projeto.

Na unidade a ser construída, a empresa visa iniciar um projeto piloto que envolva a reciclagem de material sólido e líquido. A iniciativa poderia, aos poucos, ser espalhada para outras unidades da rede. “Isso nos interessa e vamos evoluir. Para nós não há nenhum problema em realizar os projetos”, disse Pradines.

Para a Semed a entrada da Brasken na construção da unidade terá uma imensa repercussão na comunidade. No Conjunto Cidade Sorriso moram as famílias que foram transferidas dos barracos da Orla Lagunar. Por conta da falta de vagas nas escolas do bairro, a Semed está garantindo o transporte dos estudantes para as unidades do Vergel e Levada onde inicialmente foram matriculadas.

A Brasken também garantiu pintura e reparos do prédio da Escola Municipal Silvestre Péricles, no Pontal da Barra. A parceria da empresa com a Semed vai continuar para, no futuro, implicar em investimentos na Escola Nosso Lar I, na Levada. “Nossa meta é trabalhar de forma incisiva nas unidades em estado mais precário. Mas a demanda do Benedito Bentes é uma de nossas prioridades”, completou Valença.


http://gazetaweb.globo.com/v2/educacao/texto_completo.php?c=6148

http://www.alagoas24horas.com.br/conteudo/index.asp?vEditoria=Educa%E7%E3o&vCod=69485

www.alagoasemtemporeal.com.br

www.coisasdemaceio.com.br

http://cadaminuto.com.br/noticias/noticias.asp?cod=18542








quarta-feira, 22 de julho de 2009

Audiência Pública discutiu redução do quadro da Oscip

Foto: Fabiana Santos


A equipe da Secretaria Municipal de Educação foi elogiada em audiência pública com a Procuradoria Regional do Trabalho (PRT). No encontro entre o Secretário Municipal de Educação, Ricardo Valença e o procurador chefe da 19º Região, Rodrigo Alencar foi discutida a situação dos prestadores de serviços da Oscip Tocqueville. O esforço dos técnicos da Semed em atender ao Termo de Ajuste de Conduta (TAC) mereceu um registro em ata.


De acordo com Valença, desde 30 de junho, os últimos colaboradores da Oscip, que são 162 auxiliares de sala e merendeiras. Todos já foram colocados em aviso prévio, devido às novas contratações dos concursados para função.


Com isso permanecerão, mais 90 dias, 392 servidores que atuam como serviços gerais, pois o último concurso não ofertou vagas para a função e existe a necessidade de continuidade do ano letivo das escolas da rede municipal.


Após esse período será realizado um processo de licitação, para contratação de uma nova empresa. A Semed mediará um acordo para que ela aproveite os funcionários dos serviços gerais, que já atuam na rede municipal.


Na audiência também foi discutida a contratação de novos professores horistas. Ela será encaminhada por conta da carência deixada pelos docentes que se encontram afastados por licença medica ou em treinamento. Isso, porém, ocorrerá em caráter emergencial e temporário, sendo essas contratações por tempo determinado.


Sobre a possível contratação de novos professores, um senso municipal esta sendo realizado para analisar o quadro real de professores da Semed. Ele servirá para identificar os que estão sediados a órgãos públicos e de licença médica. Esse levantamento estará sendo concluindo em novembro. Quando for identificada a vacância, será feita nova contratação de professores para as áreas, entre elas, educação especial e línguas.


A próxima audiência esta agenda para dia 16 de novembro, e Semed apresentará ao procurador, as nomeações que vem sendo realizada e um cronograma das próximas nomeações. Além de uma luz do censo geral do município e o levantamento de dados da Semed.



http://www.cadaminuto.com.br/noticias/noticias.asp?cod=18418


http://gazetaweb.globo.com/v2/noticias/texto_completo.php?c=181324


terça-feira, 21 de julho de 2009

Parte I: dia a dia da Semed


A rotina de trabalho na Secretaria Municipal de Educação (Semed) começa cedo. No setor administrativo do prédio sede, as recepcionistas são as responsáveis pelo encaminhamento das demandas. São elas quem definem e direcionam o atendimento.




Sempre com um sorriso e disponibilidade em servir, a equipe tem encontrado apoio para dar continuidade ao serviço. O contato com o secretário Ricardo Valença ocorre de modo direto e sem burocracia. Assim a informação é distribuída sem dificuldades.



Enquanto isso, o secretário já iniciou parte de sua agenda diária. O primeiro contato é com o secretário adjunto, Thomaz Beltrão e o chefe de gabinete, Nilson Vieira. A partir daí, são definidas as prioridades e a distribuição do que cada um se responsabilizará. Em geral as grandes demandas são acompanhadas por todos os diretores e coordenadores da Semed.

Desde que assumiu a pasta, Valença tem valorizado o trabalho dos coordenadores, principalmente, os que atuam ligados aos programas do Governo Federal. Eles passaram a ser gerentes dos recursos e dividem a responsabilidade com o gestor. A qualquer momento podem solicitar assessoria e apoio para evitar descumprimento dos prazos para a prestação de contas.


O gabinete, por conta da procura e das atribuições conta com um setor de protocolo próprio. É para lá, que migram todas os processos que dependem de análise dos setores de apoio, bem como apreciação direta do secretário Ricardo Valença. Para isso ele conta com uma assessoria jurídica e ainda a Procuradoria Setorial.



Depois do registro, os processos são encaminhados para a assessoria do gabinete. É lá que as técnicas priorizam a distribuição a partir das datas e ordem de prioridade. A ligação do setor de protocolo é o que possibilita a falta de acúmulo dos processos. A experiência das técnicas envolvidas dá fluidez as solicitações.




A produção de informações sobre o andamento das atividades acontecem em duas frentes: comunicação interna e externa. A agenda do Departamento de Comunicação gira em torno das demandas criadas por todos os setores. Na esfera administrativa, normalmente, acontece o acompanhamento e planejamento das ações.




Esse trabalho ocorre a partir do agendamento prévio, montado em parceria com a chefia de gabinete. Além disso todos os setores foram sensibilizados a fornecer detalhes do trabalho que desempenham. De posse destas informações produzimos as pautas e foco para os quais serão dirigidas. O princípio do trabalho se baseia no relacionamento sem barreiras com todos os servidores e na transparência das ações de caráter público.

Desde que a equipe foi estruturada com pessoal qualificado, que a imagem da Semed passou a ter outra dimensão. A produção é voltada para o blog, rádio, tv, impressos, agências de notícias, escolas e o público interno.

Em algumas situções, o setor também se envolve em campanhas de mobilização nas escolas. Nestas atividades incentivamos a produção cultural e artística. Durante as palestras apontamos a importância de atividades criativas que envolvam a comunidade. Na Escola Municipal Deputada Selma Bandeira o trabalho já foi iniciado e os alunos têm sido estimulados a discutirem violência de forma coletiva.

A versatilidade e a necessidade de acompanhar o desenvolvimento das atividades exige da equipe envolvimento com as pautas. Todos estão se epenhando em fazer a melhor cobertura. O trabalho conta com o apoio da Secretaria Municipal de Comunicação (Secom) que tem aberto espaço para a produção das reportagens.



Nesta primeira etapa de cobertura só foi privilegiado parte dos setores administrativos. Em breve mostraremos o restante da rotina diária, mas destacando as coordenadorias e diretorias da Semed.

segunda-feira, 20 de julho de 2009

Semed discute Ecovela com secretarias do Turismo, Meio Ambiente e Esporte e Lazer

Foto Marcos Rodrigues

A realização do maior evento náutico de caráter popular, a Ecovela foi discutida numa reunião ampliada na Secretaria Municipal de Educação (Semed), articulada pelo secretário Ricardo Valença. A proposta é unir o evento a programação educacional e cultural das escolas da rede municipal, além de associá-lo a preservação do meio ambiente. A Ecovela será realizada nos dias 8,9 e 10 de setembro na Lagoa Mundaú, no bairro do Pontal da Barra.


Por isso a organização do evento tem as secretarias Municipais de Turismo, Meio Ambiente, Esporte e Lazer , Braskem, Controle de Bacias Hidrográficas (CBH) Complexo Estoarino e Complexo Estuárino – Lagoas Mundaú e Manguaba (Celme).Durante o encontro o secretário Ricardo Valença (Semed) destacou que é possível agregar ao evento a comunidade escolar. Os estudantes podem ser mobilizados a desenvolverem trabalho com a temática do meio ambiente e cultura local.
As escolas seriam despertadas para o tema da preservação, ao mesmo tempo em que todo o evento também teria esse foco. A preocupação foi manifestada pelo Gerente de Marketing e Relações Institucionais da Bransken, Milton Pradines. Ele sugeriu que a programação inclua uma ação efetiva de preservação como coleta de lixo e plantio de árvores típicas da vegetação nativa.
A Ecovela também servirá para a Secretaria Municipal do Meio Ambiente inaugurar a sinalização e orientação da ilhas que integram o complexo lagunar. Segundo Noaldo Araújo o “batismo” das localidades vai ajudar a comunidade e aos visitantes a reconhecer as áreas turísticas.A comunidade estará envolvida em todos os dias da regata.

A Secretaria Municipal de Esporte e Lazer montou uma programação que privilegiará desde brincadeiras populares, ginástica, jogos de tabuleiros (xadrez, dominó, dama, etc), além de atividades de recreação.

Neste primeiro encontro os representantes dos órgãos envolvidos definiram como cada segmento atuará na construção da Ecovela. No próximo encontro, dia 10 de agosto às 9h na Brasken, a comissão volta a se reunir para fechar toda a programação.



http://cadaminuto.com.br/noticias/noticias.asp?cod=18282

Pós-Graduação em Gestão Escolar

Fotos: Mauro Fabiani


O secretário municipal de Educação Ricardo Valença prestigiou o encerramento do curso de Pós-graduação Escolar, no último sábado (19), no centro de convenções de Maceió. Formar em nível de especialização gestores educacionais das escolas públicas da Educação Básica; Contribuir com a qualificação do gestor escolar na perspectiva da gestão democrática e da efetivação do direito à educação escolar com qualidade social.



A proposta de formação destina-se à equipe gestora da escola: diretor e vice-diretor. Entre os critérios de seleção é necessário ter concluído curso de graduação plena, ter disponibilidade para dedicar-se ao curso, estar disposto a compartilhar o curso com o coletivo da escola e evidenciar disposição para construir, com a comunidade escolar e local, o Projeto Político Pedagógico na unidade de ensino onde atua.





A escola Municipal José Carneiro, no Farol, desenvolveu um Projeto de Reflexão sobre a importância do Conselho Escolar na efetivação da Gestão Democrática. De acordo com a diretora Maria Georgina dos Santos “O trabalho do gestor sob o princípio da descentralização é preponderante na condução de uma moderna gestão educacional” declara Georgina.



http://cadaminuto.com.br/noticias/noticias.asp?cod=18282



Profuncionário: secretário acompanha curso de formação no fim de semana


Fotos: Mauro Fabiani

Investir na qualificação é uma das metas do secretário Municipal de Educação, Ricardo Valença. No último sábado (19) ele acompanhou os servidores da Secretaria Municipal de Educação (Semed), que participam do Programa Nacional de Valorização dos Trabalhadores em Educação (Profuncionário). As aulas aconteceram no Centro de Formação (Ceinfor) e na Escola Maria José da Silva Titara, ambos no Centro de Educação e Pesquisas Aplicadas (Cepa).




O curso está sendo direcionado para os servidores que atuam em escolas públicas estaduais e municipais. A única exigência e que possuam ou estejam em fase de conclusão do Ensino Médio. O processo de investimento na qualificação dos serviços está previsto no Plano Plurianual (2007-2011).




Com o apoio de aulas presenciais, que acontecem duas vezes ao mês e a distância com prática profissional supervisionada, eles têm sido estimulados a conhecer o andamento da gestão escolar, alimentação escolar, infraestrutura material e ambiental e multimeios didáticos.


De posse destas informações os servidores constroem sua identidade profissional, elevam o padrão da qualidade de serviços e multimeios didáticos. No curso do Profuncionário que em andamento, está sendo oferecida uma carga horária de 1.260h.




De acordo com a coordenadora do programa, junto a semed Marlene Veronezi, estão sendo oferecidos 120 vagas e “o que se pede do aluno é a sua pontualidade e assiduidade, uma vez que o programa é encantador e embora seja uma ação de Estado em parceria com a União dos Dirigentes Municipais (Undime), merece ser destacado a participação de Maceió, assumindo e oficializando o que na realidade sempre aconteceu”, disse.


http://cadaminuto.com.br/noticias/noticias.asp?cod=18143

Secretários da SEMARHP e SEMED do município se reúnem com Sinteal


Foto Thayne Magalhães

O secretário de administração, recursos humanos e patrimônio de Maceió, Sérgio Vilella, esteve reunido com o secretário de educação do município, Ricardo Valença, e representantes do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Alagoas (Sinteal) para esclarecer questões sobre o pagamento do FGTS, progressões e retroativos dos servidores municipais.

A Secretaria de Administração, Recursos Humanos e Patrimônio (SEMARHP) esclareceu que os servidores com processos judiciais em andamento, terão que aguardar o desfecho final da justiça, obedecendo a ordem de pagamento/precatório ou solicitar ao magistrado o arquivamento do processo para as soluções administrativas. A preferência para os pagamentos do FGTS é para os servidores aposentados e com problemas de saúde.

Durante a reunião, Sérgio Vilella disse que alguns servidores estão com seus depósitos em conta, mas não procuram a Caixa Econômica para retirar os valores. A relação dos nomes se encontram no portal da SEMARHP: www. adm.maceio.al.gov.br. O secretário disse ainda que a SEMARHP tentará localizar o endereço dessas pessoas e que os montantes altos serão parcelados em duas ou três vezes.

Sobre as progressões, referentes ao magistério e também ao administrativo, a SEMARHP esclareceu que os processos existentes foram divididos em quatro lotes: junho, julho, agosto e dezembro de 2009, sendo que este último lote será composto apenas com processos referentes a este ano. Todos os processos obedecem a uma ordem de protocolização de pedidos.
Retroativos

O secretário Sérgio Vilella explicou que os pedidos dos retroativos já vêm sendo atendidos e que, dependendo do montante, o pagamento será parcelado.

No final da reunião, Sergio Vilella apresentou ao secretário Ricardo Valença o novo site da SEMARHP, com algumas alterações, dentre elas estão o estatuto do novo servidor, informações dos benefícios que a SEMARHP disponibiliza para os servidores a nível de convênios, o hino de Maceió, um canal direto com a central de atendimento para o servidor tirar dúvidas e dar sugestões , além de links diversos como o da prefeitura de Maceió, Banco do Brasil, entre outros.

Vilella também fez referências acerca da intenção de um convênio com um centro de educação profissional e superior para a realização de cursos, pós-graduação e mestrado, este último apenas para a educação.

Para Sergio Vilella, a reunião foi muito produtiva e todas as dúvidas existentes foram encaminhadas para as suas resoluções.


Assessoria de Comunicação Semarph

Cartão Eletrônico: recarga a partir das 14h


A Secretaria Municipal de Administração, Recursos Humanos e Patrimônio (Semarhp) confirmou que já fez o repasse de todos os dados referentes aos servidores que têm direito a antigo Vale Transporte (Cartão Eletrônico).


Atenção Servidores

A Secretaria Municipal de Educação (Semed), assim que soube do atraso na liberação dos créditos manteve contato com a Semarhp.

Desde a última sexta-feira que os valores descontados dos vencimentos dos servidores já haviam sido repassados para a empresa fornecedora dos serviços.

Segundo informações apuradas pela Semarph e repassadas a Semed, às 14h, as máquinas de recarga estarão fazendo a recarga normal.

Desde já a Semed pede desculpas a eventuais transtornos. Estamos trabalhando para corrigir as falhas e tornar este serviço eficaz.

Semed participa de congresso sobre educação infantil

Foto: Mauro Fabiani

A Secretaria Municipal de Educação (Semed), por meio do seu Departamento de Educação Infantil, está participando do 17° Congresso Brasileiro de Educação Infantil da Organização Mundial de Educação Pré-Escolar (Omep), que tem como tema “Educação da Infância: Novos Olhares, Responsabilidades e Práticas”. O evento iniciou na quinta-feira (16) e finaliza neste sábado, no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso.

Segundo a diretora do Departamento de Educação Infantil da Semed, Janise Alice, o município disponibilizou 50 vagas para serem distribuídas entre professores e funcionários que trabalham no departamento infantil do órgão. “O evento é de grande importância, pois oferece aos participantes a oportunidade de discutir o tema da educação infantil e, dessa forma, reavaliar conceitos para melhorar a qualidade do ensino”, afirmou.

Ela falou também que a Semed ficou à disposição da organização nacional da Omep, além de ceder grupos de crianças do órgão para realizar apresentações culturais, que aconteceram durante todo o evento. “Num congresso como este, com profissionais de todo o Brasil, nós fazemos contatos para criarmos, inclusive, futuras parcerias e articularmos, também, eventos internos sobre o tema”, finalizou a diretora.

A coordenadora do Centro de Referência em Educação Ambiental (Creamb/Semed), professora Virgínia Muller, representou a secretaria e participou de uma mesa sobre o tema “Educação, Infância e Meio Ambiente”. Ela falou sobre o trabalho desenvolvido pelo Creamb na formação continuada de educação infantil da Semed, onde é oferecido um curso sobre a “Dimensão Ambiental e o Letramento Científico na Educação Infantil”.

A presidenta da Omep, Maria Aparecida Salmazi, falou dos objetivos do congresso, que acontece a cada dois anos em um dos 17 estados filiados à organização. Salmazi disse que os participantes discutem políticas e levam essas ideias para reivindicarem medidas em seus estados, em defesa de uma melhor formação profissional para professores que lidam com crianças de zero a seis anos, que têm como função cuidar e educar os alunos.

O congresso contou com a participação de 628 pessoas dos 17 estados filiados à organização, entre elas profissionais de 23 municípios alagoanos.


http://www.alagoasemtemporeal.com.br/?pag=educacao&cod=2282

http://www.coisasdemaceio.com.br/modules/news/article.php?storyid=11427

http://www.cadaminuto.com.br/noticias/noticias.asp?cod=17884

http://www.alagoas24horas.com.br/conteudo/?vCod=69212