terça-feira, 23 de março de 2010

Beltrão apresenta aos vereadores ações da Semed

Fotos : Mauro Fabiani
O Secretário adjunto de Educação, Marcelo Nascimento e o secretário municipal
de Educação, Thomaz Beltrão em audiência na Câmara de vereadores.



O secretário municipal de Educação, Thomaz Beltrão, apresentou hoje, 23, aos vereadores da capital, os números referentes à educação pública de Maceió. Ele foi convidado, juntamente com o secretário estadual de Educação, Rogério Teófilo, por iniciativa da vereadora Heloisa Helena (P-SoL). No plenário da Câmara, Beltrão reforçou a apresentação dos eixos de discussão definidos pelas pré-conferências municipais e na estadual, especialmente a integração das redes públicas de ensino.


De acordo com Beltrão, a educação pública conseguiu um ganho significativo com a revogação de um artigo das Disposições Transitórias da Constituição Federal de 1988, a qual colocava em oposição os investimentos na educação básica em relação à superior. “Isso implica na colaboração dos entes federados e motivou a implantação da educação básica de nove anos, o que ocasionou no reaparelhamento da rede”, explicou ele.


Nessa questão, o secretário revelou investimentos como a renovação da chamada linha branca nas escolas (geladeiras, fogões, microondas), entrega de quase 9mil carteiras escolares com a chancela da Associação Brasileira de normas Técnicas (ABNT) e o aumento no número de vagas, de quase 4mil para este ano. “Apresentamos um detalhamento de atividades e ações da Semed”, afirmou Thomaz Beltrão.


A vereadora Heloisa Helena explicou que a Comissão da Criança e do Adolescente, da qual ela faz parte, visitou diversas escolas da capital em 2009 e identificou problemas enfrentados por pais e alunos, como dificuldade em garantir a matrícula devido a demanda em algumas comunidades. “Com isso, constatamos um déficit de 60% de vagas na educação infantil. Vamos ouvir e só depois decidiremos qual encaminhamento será dado”, prometeu ela.


Ainda de acordo com Heloisa, a comissão conseguiu relocar cerca de R$ 3,5 milhões do orçamento da prefeitura de Maceió para construção de escolas em áreas de maior vulnerabilidade. A presidente da comissão de Educação da Câmara, vereadora Tereza Nelma (PSB), se disse entusiasmada com a unificação das matrículas e sugeriu que o poder público estenda a iniciativa para outras áreas.


Repercussão

Alagoas 24horas


Nenhum comentário: