sexta-feira, 5 de março de 2010

Mais Educação recebe acervo bibliográfico

Fotos: Mauro Fabiani

As professoras comunitárias do Programa Mais Educação receberam a agenda de encontros de formação para o ano de 2010. O momento foi marcado pela apresentação e discussão do acervo bibliográfico enviado pelo Ministério da Educação - MEC para dar respaldo conceitual ao programa. O “Passo a Passo”, nomenclatura utilizada para denominar este estudo, explica os objetivos do programa e os pré-requisitos necessários às professoras comunitárias, que discutiram o assunto, nesta sexta-feira (05), no Auditório Paulo Freire da Secretaria Municipal de Educação - Semed,

A coordenadora municipal do Programa Mais Educação, Edleuza Maciel Brandão, descartou a importância da articulação destes profissionais para viabilizar o trabalho de inclusão dos saberes populares aos saberes elaborados de sala de aula, trazendo a comunidade para a escola. “Este é o desafio do programa, já que sua finalidade é melhorar a qualidade de ensino de Maceió”, destacou Edleuza.


Outro documento discutido foi a Portaria Interministerial nº 17, que instituiu o programa com o intuito de fomentar a educação integral, combinando os diversos campos do conhecimento de forma qualitativa, e levando em consideração o Projeto Político e Pedagógico das escolas participantes. Edleuza explicou que na busca pela efetiva integralidade da educação, se faz necessário o trabalho conjunto com o Escola Aberta e outros programas como, por exemplo, o PETI- Programa de Erradicação do Trabalho Infantil. A Semed montou o Comitê local do programa, formado pelos diferentes setores da secretaria, representantes de escolas e outros atores sociais.

Os livros e cadernos de estudo foram enviados a todos os estabelecimentos de ensino inscritos no programa. As escolas devem, ainda, produzir material escrito e fotográfico do programa, ouvindo alunos, pais e professores e registrando o desenrolar das atividades de forma sistemática e contínua. Este material deve ser enviado para a Semed que remeterá cópia para o MEC para a formação da memória do programa.

Nenhum comentário: