quarta-feira, 17 de março de 2010

Prêmio Cidadania nas Escolas

Escolas municipais são contempladas por prêmio do Sesi

Foto: Diogo Brandão

Creche Municipal Breno Agra


Três escolas da rede municipal de ensino foram contempladas, na manhã desta quarta-feira (17), com o prêmio “Cidadania nas Escolas”, desenvolvido nacionalmente pelo Serviço Social da Indústria (Sesi). Na categoria de educação infantil a escola Professor Antonio Mário Mafra foi classificada em 3º lugar e a escola municipal Ruth Quintella foi contemplada com a menção honrosa; na categoria de ensino fundamental a escola Professor Corintho da Paz também foi classificada em 3º lugar.


A escola Mário Mafra teve premiado o projeto “Todos contra a dengue!”. A escola Corintho da Paz foi premiada pelo desenvolvimento do projeto “Ciemática”. As escolas municipais receberam placas de reconhecimento, baú com brinquedos lúdicos, certificados e caixas com revistas lúdicas e educativas. A menção honrosa da escola Ruth Quintella foi referente ao projeto “Horta infantil”.


O projeto “Cidadania nas escolas” é voltado para contemplar os projetos elaborados para desenvolver ações de cidadania, levando em consideração a inclusão social, a socialização e projetos educativos que tenham reflexo tanto dentro quanto fora da comunidade escolar. A entrega dos prêmios, no auditório da Casa da Indústria, foi prestigiada por diretores das escolas e alunos e foi abrilhantada com a apresentação do coral da Federação das Indústrias, regido pelo maestro Fernando Rolemberg.


HISTÓRICO


O projeto “Cidadania nas Escolas”, o qual faz parte do prêmio “Construindo a Nação”, foi instituído com o objetivo de destacar, valorizar e criar referências das ações que as escolas públicas e privadas, dos ensinos médio e fundamental e EJA (Educação de Jovens e Adultos) realizam com a presença ativa de seus alunos no diagnóstico e ações práticas de solução para problemas das comunidades onde as escolas estão situadas.


Criado em 2000 e ampliado em 2006, o prêmio atingiu 23 estados brasileiros. A meta é que em 2010 todos os estados brasileiros estejam participando do projeto, com o envolvimento de cerca de 6,5 milhões de estudantes. Este ano, foram contempladas escolas como a Fundação Bradesco, creche Breno Agra, colégio Maria Montessori, escola Benjamin Felisberto da Silva, de Arapiraca, Centro de Estudos Psicopedagógicos, as escolas do Sesi de Maceió e Pilar, escola estadual Correia Titara, entre outras.


Repercussão

Portal de Maceió

Nenhum comentário: