A condição da mulher no mercado de trabalho e sua luta por igualdade foram alguns dos temas abordados na palestra sobre o Dia Internacional da Mulher. O evento, organizado pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre a Diversidade Étnico-Racial (Neder) reuniu diretores e técnicos da Rede Municipal, na manhã de quinta-feira (04). O núcleo integra a Diretoria Geral de Ensino da Secretaria Municipal de Educação (Semed).
O evento contou com a presença da professora e contadora de histórias Mirian Oliveira. Que homenageou a platéia declamando poemas de Cora Coralina. Com uma dinâmica que privilegiou a interatividade, ela abriu caminho para a palestra da perito criminal e ex-secretária Estadual da Mulher, Vanda Menezes.
O secretário adjunto Marcelo Nascimento abriu as discussões enfatizando as dificuldades e os obstáculos para a ascensão das mulheres no mercado de trabalho. Ele reconheceu que a presença do discurso machista na sociedade cria condições para ocorrências de situações de violência e homofobia contra as mulheres.
A diretora do Neder Rosário de Fátima lembrou, por meio de uma chamada simbólica, as mulheres que historicamente dedicaram sua vida na luta pela igualdade de condições. A cada nome citado o público foi convocado a responder presente.
Ao iniciar sua palestra a ex-secretária Vanda Menezes enfatizou que o discurso e a luta das feministas sempre foi o do respeito, baseado na horizontalidade das relações. Vanda fez um breve relato sobre o Dia Internacional da Mulher que faz referência ao massacre de operárias americanas que lutavam por redução da carga horária de trabalho, em 1857. Posteriormente a data foi reverenciada na II Conferência das Mulheres Socialistas realizado em 1910.
No dia 9 de março as discussões sobre a condição feminina continua. O município realiza o seminário Enfrentando a Violência contra a Mulher, em Maceió.
Repercussão
Nenhum comentário:
Postar um comentário