terça-feira, 2 de março de 2010

Semed se reúne com a Escola Eulina Alencar

Fotos: Adriana Cirqueira
A violência escolar voltou a ser discutida entre o secretário Thomaz Beltrão e integrantes do Conselho Escolar da Escola Municipal Eulina Alencar. Reunidos na Secretaria Municipal de Educação (Semed), professores e estudantes apresentaram a preocupação com a falta de um guarda municipal no período noturno.

O encontro ocorreu depois que a comunidade escolar articulou uma mobilização no bairro do Jacintinho. Durante o movimento eles lembraram que a unidade escolar foi invadida, por cinco vezes, somente este ano.

Por conta disso, grades, janelas e ventiladores foram danificados ou furtados. A ausência destes equipamentos tem diminuído as condições de trabalho e conforto para profissionais e estudantes. Estas situações também estão sendo analisadas pela Semed para recuperar o prédio.

O problema já é reconhecido pela Semed que estuda a execução de um plano de segurança para outras unidades da rede municipal. A secretaria já elaborou um termo de cooperação para ceder dois veículos a Secretaria Municipal de Direitos Humanos, Segurança Comunitária e Cidadania (SMDHSCC). O objetivo é que sejam utilizados por guardas municipais durante rondas nas áreas mais vulneráveis a ação de vândalos.

Para atender a reivindicação do Conselho Escolar, a Semed tentará o deslocamento de um guarda municipal para a Escola Eulina Alencar. A medida, em caráter emergencial, é para coibir novas invasões do prédio.

A solução para o problema desta e das demais unidades virá com a implantação do videomonitoramento. Os custos e detalhes do processo estão sendo elaborados em conjunto com a (SMDFSCC). Pela proposta, a patrulha escolar seria acionada sempre que fosse detectada alguma situação de risco.

Nenhum comentário: