O encontro ocorreu depois que a comunidade escolar articulou uma mobilização no bairro do Jacintinho. Durante o movimento eles lembraram que a unidade escolar foi invadida, por cinco vezes, somente este ano.
Por conta disso, grades, janelas e ventiladores foram danificados ou furtados. A ausência destes equipamentos tem diminuído as condições de trabalho e conforto para profissionais e estudantes. Estas situações também estão sendo analisadas pela Semed para recuperar o prédio.
O problema já é reconhecido pela Semed que estuda a execução de um plano de segurança para outras unidades da rede municipal. A secretaria já elaborou um termo de cooperação para ceder dois veículos a Secretaria Municipal de Direitos Humanos, Segurança Comunitária e Cidadania (SMDHSCC). O objetivo é que sejam utilizados por guardas municipais durante rondas nas áreas mais vulneráveis a ação de vândalos.
Para atender a reivindicação do Conselho Escolar, a Semed tentará o deslocamento de um guarda municipal para a Escola Eulina Alencar. A medida, em caráter emergencial, é para coibir novas invasões do prédio.
A solução para o problema desta e das demais unidades virá com a implantação do videomonitoramento. Os custos e detalhes do processo estão sendo elaborados em conjunto com a (SMDFSCC). Pela proposta, a patrulha escolar seria acionada sempre que fosse detectada alguma situação de risco.
Nenhum comentário:
Postar um comentário