quinta-feira, 18 de março de 2010

Meta do Projovem urbano é matricular 2mil alunos

Foto: Mauro Fabiani

A coordenação do Projovem Urbano, desenvolvido em Maceió pela secretaria municipal de Educação (Semed), recebe matrículas de candidatos interessados em participar do programa. Até o próximo dia 31, alunos com idade entre 18 e 29 anos, que saibam ler e escrever e por algum motivo parou de estudar, podem se inscrever na sede da Semed, no bairro da Cambona, no período das 8h30 às 17h.

O Projovem Urbano permite ao estudante concluir o ensino fundamental, aprender uma profissão e ainda receber uma bolsa como ajuda de custo, no valor mensal de R$ 100, a oferta para a capital alagoana é de 2mil vagas. A coordenadora pedagógica do programa, Solange Gouveia, explica que a secretaria solicitou ao governo federal 50% a mais no número de vagas, mas por enquanto a quantidade não foi alterada.

Ela explica que o pedido foi motivado pelo fato de, todos os anos, ser comum ultrapassar o limite ofertado. “Nossa estimativa é chegar a aproximadamente 2,6 mil inscritos. Esse número não nos preocupa porque passamos por várias etapas. Logo no primeiro mês de aulas registramos uma perda de 20%, por motivos os mais variados. Além disso, como temos uma demanda constante, precisamos entrar em contato com os alunos antes de lançar o nome no sistema do Ministério da Educação e também registramos perdas”, explica Solange.

A dona de casa Simonny Santos, de 24 anos, disse que tenta se matricular para aprender mais. “Parei de estudar na 5ª série, hoje tenho dois filhos e quero retomar os estudos”, justifica. Outra aluna, Aline Fátima Pedrosa, de 25 anos, tenta pela segunda vez se matricular. “No ano passado perdi o prazo”, justifica. Para a inscrição é necessário apresentar carteira de identidade, comprovante de residência e histórico escolar. Caso não possua esse último, é necessário passar por uma avaliação pela equipe pedagógica para comprovar que sabe ler e escrever.

Repercussão

Alagoas 24horas


Nenhum comentário: