quinta-feira, 4 de março de 2010

Escolas receberão o serviço de vídeo-monitoramento

Fotos: Delane Barros

As escolas da rede municipal de ensino da capital receberão câmeras de vídeo-monitoramento, como forma de combater os furtos e arrombamentos que têm sido registrados frequentemente. Para isso, o secretário municipal de Educação, Thomaz Beltrão, assinou, nesta quinta-feira (4), o termo de cooperação entre a secretaria (Semed) e a secretaria municipal de Direitos Humanos, Segurança Comunitária e Cidadania (Semdisc). Através do documento, as duas secretarias passarão a atuar conjuntamente, tendo a participação da Guarda Municipal, subordinada à Semdisc.


De acordo com Beltrão, cerca de 50 escolas municipais, identificadas como sendo as mais críticas, receberão o serviço de vídeo-monitoramento. “Para isso, a Semed irá disponibilizar os veículos para fazer esse acompanhamento, na forma de rondas sistemáticas”, adiantou o secretário. As rondas feitas pela Guarda Municipal ocorrerão todos os dias da semana, em horários alternados, até mesmo nos fins de semana.


Na próxima semana haverá uma segunda etapa do processo, com a reunião entre representantes da Semed, da Semdisc e de empresas especializadas para elaboração dos termos do edital para licitação, locação e manutenção dos equipamentos eletrônicos necessários para o vídeo-monitoramento. Além disso, também haverá um encontro com a cúpula da secretaria de Defesa Social do Estado para solicitar uma ação em defesa das escolas públicas do município.

PAGAMENTO

O secretário Thomaz Beltrão também confirmou, nesta quinta-feira (4), que a Semed repassou, somente esta semana, os recursos referentes aos meses de dezembro de 2009 e janeiro deste ano para a Tocquewille quitar os salários dos trabalhadores que prestam serviços à secretaria na função de serviços gerais.


Com isso, os salários foram colocados em dia, havendo, inclusive, o compromisso para que a empresa envie com antecedência a relação dos funcionários para que o processo não sofra atrasos, evitando a suspensão das atividades nas escolas, além de protestos e ameaças de greve por parte dos trabalhadores.


Nenhum comentário: