sexta-feira, 12 de março de 2010

Semed promove o IV Ciclo de Palestras em Alimentação Escolar

Foto: Fabiana Santos


O IV ciclo de palestras em “Alimentação Escolar” que teve início ontem e prossegue hoje dia 12, reuniu profissionais de nutrição da Rede Municipal de Educação, e estagiários do Cesmac, além da representante de Alimentação Escolar do estado, Nelza Amélia Alves.


O evento está acontecendo na Semed, e tem como objetivo aprimorar o conhecimento técnico dentro das atividades desempenhadas por nutricionistas quanto às orientações de hábitos alimentares na rede.


As palestras que estão sendo ministradas por estagiários do Cesmac, da área de nutrição, reforçam ainda mais o conhecimento adquirido no estágio e na sala de aula como ressalta a Coordenadora de Alimentação e Nutrição Escolar da Semed, Marta Maia Nobre. “Os estudantes passam um período entre seis meses a um ano colocando em pratica o que aprendeu em sala de aula, em especial o que aprendeu sobre a alimentação escolar. Certo que, no dia a dia do estagio eles acabam incorporando mais conhecimento e ganhando mais experiência”, explica.


Rebeca Alves Furtado, aluna do 7º período de nutrição do Cesmac, disse que a palestra incentiva o debate acerca de temas de grande importância, prioriza os pontos que pode melhorar, além de aumentar o conhecimento sobre o assunto.


Os temas que fazem parte da programação do IV ciclo de palestras de alimentação escolar, diz respeito a definições acerca do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), que é responsável pela alimentação de alunos do sistema público de ensino e do Conselho de Alimentação Escolar que possui entre suas atribuições a fiscalização dos recursos destinados ao PNAE, bem como a cuidado com a qualidade dos produtos, assim como suas legislações vigentes.


Todos os profissionais do sistema municipal de ensino envolvido direta ou indiretamente com o alimento escolar, inclusive os nutricionistas recebem capacitação. Assim como os diretores, coordenadores, conselheiros e merendeiros.


A coordenadora explica que os nutricionistas são orientados para elaboração de um cardápio qualitativo e quantitativo, que inclui uma ficha de preparação do alimento com números de alunos referentes. Esse cardápio, segundo ela, é entregue ao diretor por modalidade de ensino. A coordenadora salienta que objetivo maior é garantir na escola, pelo menos, parte das necessidades nutricionais diárias que assegura uma melhor aprendizagem ao aluno.


O programa de visita às escolas é realizado durante todo o ano por meio de um cronograma de atividades. Nessas visitas são verificadas desde a higienização do ambiente, dos utensílios e ainda a própria manipulação dos alimentos.


A coordenadora relata, reforçando que outros critérios também são observados com relação ao procedimento dado a alimentação escolar, no momento da visita, como por exemplo, verificar se o programa de alimentação esta apropriado, se os alunos estão aceitando bem o cardápio, verificar ainda se o alimento está apto para o uso, e fiscalizar quanto à questão do armazenamento do alimento e a higienização.



Repercussão

Portal de Maceió



Nenhum comentário: