quinta-feira, 12 de abril de 2012

Departamento de Gestão Democrática realiza eleições para conselheiros escolares na Audival Amélio


Foto:Semed


A Secretaria Municipal de Educação, por meio do Departamento de Gestão Democrática realizou, na Escola Municipal Audival Amélio, a eleição para conselheiros escolares. Foram eleitos 16 membros da comunidade que irão, a partir de agora, definir e fiscalizar a aplicação dos recursos destinados à escola e discutir o projeto pedagógico com a direção e os professores.

O Conselho Escolar é constituído por representantes de pais, professores, funcionários e o diretor da escola, que é membro nato do conselho. Cabe ao Conselho Escolar zelar pela manutenção da escola e participar da gestão administrativa, pedagógica e financeira, contribuindo com as ações dos dirigentes escolares a fim de assegurar a qualidade de ensino.

De acordo com a técnica do Departamento de Gestão Democrática, Avani Santos que acompanhou todo o processo, o Conselho Escolar é um espaço conquistado que faz a diferença pela pluralidade de vozes. “É um momento impar, já que administrar de forma colegiada é extremamente necessário no processo de democratização escolar. Candidatar-se a uma vaga no conselho escolar é uma boa maneira de acompanhar e auxiliar o trabalho dos gestores escolares.”, afirma.

Ainda segundo Avani, o trabalho dos técnicos da Gestão Democrática é de acompanhar e assessorar os conselhos escolares para que seus membros reconheçam seus papéis junto a escola. “Eles têm funções deliberativas, consultivas, fiscais e mobilizadoras, garantindo a gestão democrática nas escolas públicas”, afirmou.

Os eleitos cumpriram um mandato de dois anos podendo ser prorrogado por igual período conforme estatuto, além de reuniões mensais que acontecem na própria escola.

Nenhum comentário: