quinta-feira, 26 de abril de 2012

Fórum debate implantação da obrigatoriedade de música nas escolas


Foto: Adriana Cirqueira






O Fórum Alagoano em Defesa da Educação Infantil (Fadedi-AL) realizou, nesta quinta-feira (26), no auditório Paulo Freire, na Secretaria Municipal de Educação, uma reunião com representantes das escolas da rede municipal para discutir a implantação da lei federal n.º 11.769/08, que tornou o ensino de música obrigatório na Educação Básica, que engloba Educação Infantil e o Ensino Fundamental.

O Ministério da Educação e Cultura recomenda que, além das noções básicas de música, dos cantos cívicos nacionais e dos sons de instrumentos de orquestra, os alunos aprendam cantos, ritmos, danças e sons de instrumentos regionais e folclóricos para, assim, conhecer a diversidade cultural do Brasil.

Pela lei, a música deverá ser conteúdo obrigatório, mas não exclusivo, do componente curricular. Para a coordenadora estadual da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação, Edna Lopes a ideia da reunião é desenvolver reflexões sobre os desafios de implantação da música nos conteúdos curriculares da escola estabelecendo um debate sobre a lei e qual o seu formato. “Nas escolas, a música não deve ser necessariamente uma disciplina exclusiva. Ela pode integrar o ensino de arte”, afirma.

O debate incluiu ainda, uma discussão de oportunidades de reflexão conjunta sobre a importância da música na formação das pessoas e nas suas possibilidades diversas dentro da escola. Neste sentido, a professora da Ufal, Telma Vitória, explicou que o objetivo não é formar músicos, mas desenvolver a criatividade e a integração dos alunos. “Essa inserção da música precisa ser debatida levando em consideração que na Educação Infantil e nas séries iniciais as crianças só possuem um professor e esse professor precisa esta preparado para desenvolver projetos integrados”, disse.

A reunião foi aberta com a apresentação cultural do coral do Sinteal. Em, seguida, o maestro da Ufal, José Alípio Martins e o professor de música da Ufal, Marcos Moreira, realizaram uma palestra que teve como tema: “A Música nas Escolas – a obrigatoriedade, a necessidade e o desafio da implementação da lei n.º 11.769/08. Ao final foi realizado um debate sobre o assunto entre os participantes.

O comitê gestor do Fórum Alagoano em Defesa da Educação Infantil é composto pela Secretaria Municipal de Educação (Semed), Universidade Federal de Alagoas (Ufal), União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação, Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado de Alagoas (Sinteal) e Secretaria Estadual de Educação (SEE).


Semed irá capacitar professores para atuarem com música nas escolas

A Secretaria Municipal de Educação (Semed) já realiza trabalho com música em algumas escolas da rede municipal de ensino. De acordo com o coordenador de Arte e Cultura, José Madltton Vitor da Silva, vários projetos neste sentido, já são desenvolvidos na rede.

Entre os projetos citados pelo coordenador, destaca-se o Projeto Violinos Mágicos, desenvolvido na Escola Nosso Lar I; Projeto Canto Coral em Flauta Doce, na Escola João XXIII; Projeto Rap na Escola, na Escola Corintho Campelo; Projeto Nosso Sopro, na Escola Walter Pitombo Laranjeira e o Projeto Canto Coral na Escola, para Educação de Jovens e Adultos e ensino fundamental.

José Vitor da Silva disse ainda, que o departamento vem desenvolvendo um projeto com violino na escola municipal Manoel Pedro e que a expectativa é que a lei federal n.º 11.769/08, que tornou o ensino de música obrigatório na Educação Básica seja cumprida integralmente nos próximos meses.

Já estamos com a proposta de iniciar uma formação pedagógica, na área de música, para os professores da rede, que fazem parte das séries iniciais. Eles serão capacitados por uma equipe de professores da Semed, que possuem licenciamento em música, pela Universidade Federal de Alagoas’, explica José Vitor.

Quanto à iniciativa da Secretaria Municipal de Educação de promover capacitação para os professores, José Vitor ressalta que isso vai acontecer de forma planejada na grade curricular. Nos próximos meses, a Secretaria Municipal de Educação estará realizando fóruns e assembleias públicas para discutir a regulamentação da lei e a instrumentação de toda rede.

Nenhum comentário: