quinta-feira, 19 de abril de 2012

Educadores são capacitados para atuarem no Programa Segundo Tempo


Foto: Karen Abraham





Coordenadores de núcleos, monitores de educação física e de atividades pedagógicas foram capacitados na tarde desta terça-feira (17) para atuarem como educadores no programa Segundo Tempo. A proposta é qualificar recursos humanos para o desenvolvimento e o aperfeiçoamento das atividades esportivas e pedagógicas.  

O Programa Segundo Tempo tem como objetivo principal minimizar a vulnerabilidade social no munícipio através da promoção e do incentivo da prática esportiva entre alunos da rede municipal de ensino. Os alunos recebem material esportivo e complementação alimentar. O programa é desenvolvido pelo Ministério do Esporte e conta com a parceria da Secretaria Municipal de Educação (Semed) e da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semel).

De acordo com o coordenador geral do programa e facilitador da capacitação, Ricardo Souza a formação representa mais uma das etapas para o processo de implementação do programa em Maceió. “A prefeitura de Maceió assinou convênio com o Ministério do Esporte e firmou parceria com a Semed e a Semel. O convênio vai até fevereiro de 2013 podendo ser prorrogado”, informa.

Ricardo explica que já houve uma previa seleção de educadores que deverão ocupar 150 vagas. “Estamos nesse momento capacitando mais de 150 profissionais, por que precisamos ter uma reserva técnica de no mínimo de 30 pessoas, sendo 10 de cada área”. Frisa, se referindo aos coordenadores de núcleos, monitores de educação física e monitores da área pedagógica. A seleção oficial será divulgada a partir de hoje dia (18). Em seguida haverá o processo de inscrição e cadastro dos alunos que serão beneficiados com o programa.

Durante a formação os educadores receberam instrução teórica e prática. A parte teórica incluiu a filosofia do programa e suas diretrizes, bem como o planejamento pedagógico, já na parte prática que foi desenvolvido no Ginásio Tenente Madalena, na Cambona, eles receberam orientações a respeito das atividades esportivas, entre outros assuntos.

Segundo a diretora do departamento de educação física da Semed, Dayse Lopes o programa deve atender cerca de 200 alunos da rede municipal. A proposta é levar atividades esportivas e de lazer, além de ações complementares, no contraturno escolar. Essas atividades serão desenvolvidas em vários núcleos, sendo 50 ao todo, são eles: 7 na Vila Olímpica, 1 na Faculdade Integrada Tiradentes(Fits), 1 no Centro Social Urbano(CSU)no Santo Eduardo e 41 nas escolas da rede.


Nenhum comentário: