segunda-feira, 23 de abril de 2012

Personagens infantis "invadem" escola Donizete Calheiros

Foto: Roberto Lopes





A escola Donizete Calheiros, instalada no Tabuleiro, foi invadida pelos personagens do Sítio do Picapau Amarelo. No encerramento do projeto “Pequenos leitores, grandes gênios”, a direção da unidade de ensino debateu com os estudantes os diversos aspectos da obra de José Bento Monteiro Lobato, que imortalizou personagens como Visconde, Emília, a boneca de pano, Tia Anastácia, Dona Benta, Pedrinho e Narizinho.
Na manhã desta segunda-feira (23), os papeis se inverteram e os professores se caracterizaram de personagens. A professora Márcia Lúcia se apresentou de “Visconde” e explicou que os professores decidiram trocar de papel para incentivar a leitura por parte dos alunos, provocando-os a entrar no mundo da fantasia. “Verificamos o pouco interesse dos alunos em pegar um livro e se envolver nas histórias. Diante disso, decidimos mostrar um pouco da obra de Monteiro Lobato e escolhemos o Sítio do Picapau por ser uma das mais populares”, explica Márcia.
A “Emília”, professora Adriana Paula, acrescentou que após a apresentação desta segunda-feira, será a vez de os alunos se apresentarem incorporados de personagens do “Sítio”. Segundo ela, os estudantes serão incentivados a conhecer mais a vida de Monteiro Lobato e seus personagens.
O vice-diretor da escola, Oliveiros José Maranhão, explica que o projeto começou há cerca de um mês, com a participação dos alunos em oficinas e produção de gravuras, pinturas e textos. “A apresentação de hoje, além de estimular a leitura, também é uma forma de aplicar o que estabelece o Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), com vistas a melhorar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) da escola”, afirma Maranhão.
Ainda de acordo com o vice-diretor, o projeto só se tornou real depois que a coordenadora do período vespertino, Maria José Quintela, passou a destinar parte de sua carga horária ao período da manhã, em conjunto com a coordenadora do horário, Edna Lopes. “Só assim, conseguimos efetivar o projeto”, salienta Oliveiros Maranhão. Ele anuncia que, no decorrer desse ano estão previstas várias atividades, a exemplo de viagens, visitas e palestras, entre outras.

Nenhum comentário: