quinta-feira, 12 de abril de 2012

Semed realiza seminário sobre Formação e Valorização Profissional na Construção do Currículo Escolar




A Secretaria Municipal de Educação por meio do Núcleo de Formação e Valorização Profissional realiza nos próximos dias 19 e 20 deste mês, no Teatro Deodoro, o Seminário de abertura de formação continuada de 2012 que tem como tema: “Formação e Valorização Profissional na Construção do Currículo Escolar”.

O seminário acontece nos três turnos no primeiro dia e nos dois primeiros no segundo dia. Entre as temáticas e as mesas redondas que irão aconteceu destaca-se: a avaliação institucional em face da avaliação educacional; a igualdade, inclusão e diversidade; a alfabetização e letramento para além da escolaridade e a exposição de banners contendo experiências ocorridas nas escolas.

Para o coordenador do Núcleo de Formação e Valorização Profissional, Marcus Swell Brandão, refletir sobre o currículo implica em constantes discussões da comunidade escolar, uma vez que ele necessita da coletividade para sua construção, ou seja, precisa da relação de pertencimento do coletivo escolar para torná-lo significativo e real.

“Esta problemática é o ponto de partida desse seminário, o qual nos permite uma releitura diante da questão, fazendo-se necessário uma revisão dos documentos que norteia o currículo desta secretaria”, afirma Marcus Swell.

O coordenador disse ainda, que nessa perspectiva, espera-se que a escola frente à gestão democrática, com todos os seus atores, assuma o compromisso para a efetivação desse currículo, percebendo os alunos como ser social que constrói a sua própria identidade cultural.

Confira a programação:

19/04 (manhã):
* Cerimonial
*Apresentação Cultural
*Apresentação da proposta de formação continuada da Semed – 2012 (Tânia Almeida)
*Mesa Redonda – Formação e valorização profissional e a importância para o currículo escolar – palestrantes: Mônica Regina dos Santos (Ufal) e Rodrigo Pereira (Ufal). Mediadora: Eudymar Florano (Semed)

19/04 (tarde):
*Mesa Redonda 1- Avaliação institucional em face da avaliação educacional - palestrantes: Edna Prado (Ufal) e Ademir Oliveira (Saveal/SEE). Mediadora: Patrícia Calheiros (Semed).
*Mesa Redonda 2- Igualdade, inclusão e diversidade: (Re)Construindo um currículo cidadão – palestrantes: Nanci Franco (Ufal) e Olindina Pereira (SEE). Mediador: Marcus Swell Brandão

19/04 (noite):
* Mesa Redonda – O desafio na construção de uma política para o ensino noturno – palestrantes: Edvaldo Albuquerque (SEE) e José Rubens Lima (Semed). Mediador: José Neilton Nunes.
* Apresentação da experiência do ensino noturno da Semed – palestrantes: Adriana Rocely (Semed) e Silvia Costa (Semed).
*Debate
20/04 (manhã):
*Palestra 1 – A infância no currículo escolar: o cuidar e o educar na educação básica – palestrante: Lenira Haddad (Ufal) – coordenadora: Maria Aparecida Tito (Semed)
*Mesa Redonda – Alfabetização e letramento para além da escolarização – palestrantes: Adna de Almeida Lopes (Ufal), Antônia Matilde (Semed) e Márcia Lima (Semed). Mediadora: Maria Cristina Gomes
*Debate
*Exposição de banners
1- Escola Monsenhor Barbosa – Projeto Salas de Áreas
2- CAIC Benedito Bentes – Projeto Brincadeiras que Encantam
3- Escola Mestre Izaldino: Projeto Horta Mandala
4- Experiência da Escola Casa da Amizade

20/04 (tarde)
* Palestra 1 – A educação integral e o currículo escolar: o que se quer na formação dos alunos? – palestrante: Lucia Couto (Secretaria de Educação Básica – MEC). Coordenadora: Edileuza Brandão.
*Debate
*Palestra 2: O papel do gestor frente à gestão democrática – palestrante: Walter Pinheiro Barbosa (MEC). Mediadora: Neide Barbosa (Semed).
*Exposição de banners:
1- Experiência da Escola Jaime Miranda
2- Experiência da Escola Marcus Soriano
3- Experiência da Escola Cícero Dué
4- Experiência da Escola Dom Miguel
5- Experiência do Processo Eleitoral dos Diretores Municipais

Nenhum comentário: