quarta-feira, 4 de abril de 2012

Programa Brasil Alfabetizado faz entrega de certificado de conclusão de curso

 Fotos: Fabiana Santos


Coordenadores, alfabetizadores e alfabetizandos do Programa Brasil Alfabetizado da Secretaria Municipal Educação de Maceió, receberam nesta terça-feira (03), o Certificado de Conclusão do Curso, o evento aconteceu no Auditório Paulo Freire, e contou com a participação dos familiares dos alunos e colaboradores da Semed.


Para Maria de Lourdes, coordenadora do Programa Brasil Alfabetizado o certificado é um símbolo de uma etapa de superação vencida. “É o reconhecimento de luta e dedicação para se alfabetizar. O recebimento do certificado de conclusão é a concretização do empenho de cada alfabetizando e alfabetizadores”, afirma


“O certificado é uma motivação a mais para os alfabetizandos continuarem estudando e sempre buscando novos conhecimentos, e um instrumento motivador para os alfabetizadores prosseguirem com seu trabalho voluntário”, afirma Maria da Penha, diretora do departamento de Educação de Jovens e Adultos da Semed.


O Programa Brasil Alfabetizado é voltado para a alfabetização de jovens, adultos e idosos, seu objetivo é o despertar do interesse pela elevação da escolaridade, na perspectiva de garantir a continuidade dos estudos pelos alfabetizandos. Em Maceió, o curso que teve duração de 8 meses, conseguiu no ano letivo de 2011, que 5 mil alunos concluíssem o curso.


Para a alfabetizadora Charline Cavalcante, o curso é extremamente importante no bairro onde mora, Rio Novo, consegue proporcionar conhecimento e minimizar o analfabetismo do local. “Meu bairro é muito carente e programa esta sendo fundamental. Oferece conhecimento, promover a troca de informações e de experiências de vidas entre os alunos”, afirma


“O programa fez diferença na minha vida. Contribuiu para que eu pudesse aprender a ler. Minha expectativa é aprender ainda mais e repassar meus conhecimentos para outras pessoas”, afirma Josinete do Nascimento, aluna do Programa Brasil Alfabetizado.


De acordo, com Maria de Lourdes, coordenadora do Programa Brasil Alfabetizado, os matérias didáticos e pedagógicos, e os recursos para merenda para o ano letivo de 2012 já estão disponíveis, a perspectiva que na primeira quinzena de abril inicie as novas turmas do programa.


Nenhum comentário: