terça-feira, 3 de abril de 2012

Escola municipal Mestre Izaldino realiza palestra sobre Autismo

Foto:Karen Abraham

As Coordenadoras e Diretoras da Escola Municipal Mestre Izaldino, localizada no Pontal da Barra realizaram nesta segunda-feira (02) um evento de conscientização do Dia Mundial do Autismo. O objetivo da atividade foi esclarecer dúvidas dos pais e alunos sobre o autismo, e disseminar a importância do diagnóstico e da intervenção precoce.

Durante todo o dia, os professores ministraram atividades com os alunos de 1 a 5 anos da unidade escolar, que foi intitulada de “Um Sorriso Autista”, a iniciativa trabalhou as definições e sintomas de uma criança autista. Para os pais, foram realizadas palestras que além das definições, mostrou o trabalho e os desafios que a escola enfrenta. A palestra foi conduzida pela Psicóloga e Auxiliar de Classe, Andrezza Rocha e contou com a colaboração de Andreza Pedrosa, diretora da Educação Especial da Semed e Ângela Matos, técnica do departamento da Educação Especial da Semed.

A diretora da escola, Paulira Diaz explica que pelo fato da escola ter alunos autistas, impulsionou os colaboradores a se empenharem no conhecimento da doença e destacar esse dia com mais atenção. “Há 5 anos trabalhamos com crianças especiais, temos dificuldades, mas estamos sempre buscando conhecimento para melhorar nosso trabalho com as crianças autistas”, afirma.

“Os profissionais de pedagogia da nossa escola buscam sempre novas informações e novos recursos para desenvolver melhor suas aulas. Com as atividades desenvolvidas na sala de aula as crianças já entendem e respeitam os colegas autistas que estudam conosco. São parceiros dos professores”, afirma Paulira Diaz.

A ministradora da palestra e auxiliar de sala da escola, Andrezza Rocha, relata ainda que foram feitas camisas com a frase “Autismo e inclusão” para estimular os pais a colocarem as crianças autistas em escolas convencionais. “O objetivo da atividade foi conscientizar e informar os pais e funcionários sobre o autismo, muitos deles não sabem agir com uma criança autista por falta de conhecimento”, afirma.

Para Edalmo de Oliveira, pai de Erick Marlon de 5 anos que é autista, “a iniciativa da escola além de minimizar o preconceito, ajudou seu filho a se relacionar. O Erick é mais carinhoso, e hoje consegue lidar melhor com o colegas, respeita os professores”, afirma.

O autismo é uma disfunção que afeta a capacidade de comunicação, socialização e comportamento, afetando a maneira como essas pessoas se comunicam e interagem. A doença atinge cerca de 70 milhões de pessoas em todo o mundo.


Nenhum comentário: