quinta-feira, 19 de abril de 2012

Secretarias vão unificar ações para ampliar assistência à saúde de crianças


        Foto: Mauro Fabiani




Com base nos números catalogados pelo CadÚnico e disponibilizados para os órgãos da administração pública, Maceió apresenta um déficit médio de 22 mil crianças sem atendimento da saúde. Diante da constatação, setores ligados às secretarias de Saúde (SMS), de Educação (Semed) e do programa Bolsa Família deverão unificar suas ações a fim de ampliar a cobertura dos serviços públicos nessas áreas para as crianças a partir dos seis anos de idade.

O secretário-adjunto da Semed, Marcelo Nascimento, participou de reunião com a coordenadora do Programa de Atenção à Saúde da Criança da SMS e da Condicionalidade Saúde do Bolsa Família, Rita Leone, e a coordenadora do setor de Frequência Escolar da Semed, Juliana Coelho, para promover o ajuste de informações e reduzir o número de crianças sem assistência da saúde.

Segundo Rita Leone, essas 22 mil crianças que estão sem assistência de saúde sofrem pelo desencontro de informações do próprio governo federal. “O Ministério da Educação determinou que as crianças a partir de seis anos devem ser assistidas pelo serviço de saúde, enquanto que o da Saúde entende que deve ser a partir dos sete anos”, explica Rita. Segundo ela, em virtude disso, só chegam informações à secretaria de Saúde das crianças a partir dos sete anos. "Mas enquanto isso, nós trabalhamos, estatisticamente, com números a partir dos seis”, acrescenta Rita.

Diante do desencontro de informações oficiais, a coordenadora do setor de Frequência da Semed, Juliana Coelho, anunciou que uma das primeiras iniciativas será informar pais e alunos das escolas municipais, por meio de cartazes, da necessidade de encaminhar as crianças à rede de saúde a partir dos seis anos de idade. “Além disso, faremos reuniões com os diretores das unidades de ensino para repassar todas as informações sobre isso e, assim, reforçar essa determinação”, confirmou Juliana.

Marcelo Nascimento disse também que a Semed dará todo o apoio para o trabalho. “Iremos providenciar todos os ajustes necessários para reduzir esse vácuo na assistência da saúde a essas crianças”, garantiu.

Nenhum comentário: