quarta-feira, 25 de abril de 2012

Semed e Fundação do Banco do Brasil lançam projeto Memória – Rondon


Foto: João Filho


A Secretaria Municipal de Educação, por meio do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre a Diversidade Étnico-racial (Neder), em parceria com a Fundação Banco do Brasil realizou, nesta quarta-feira (25), o lançamento do Projeto Memória - Rondon: A Construção do Brasil e a Causa Indígena.
Serão beneficiadas 20 escolas da rede pública municipal de ensino, que irão trabalhar com seus alunos, a história de Rondon e dos povos indígenas, através de trabalhos em sala de aula com cartazes, poesias, crônicas, redações, entre outras. Trabalhos que serão apresentados na 4ª Mostra sobre a Diversidade Étnico Racial e Ameríndio que será realizada em Maceió, no próximo mês de novembro.
De acordo com a coordenadora do Neder, Rosário de Fátima da Silva, cada escola irá receber um kit composto por um almanaque histórico sobre o tema, guia de orientação do professor, cartaz e DVD-ROM com todas as peças que compõem o projeto. “Além deste material estamos enviando a cada escola participante do projeto materiais sobre os povos indígenas de alagoas”, afirmou Rosário.
O secretário-adjunto da Semed, Marcelo Nascimento enfatizou a competência dos técnicos da secretaria e dos professores da rede em conduzir este trabalho e falou da importância do projeto para o uso em sala de aula. “Podemos com isso, ajudar a contribuir na construção de cidadania dos alunos. A população brasileira tem uma dívida secular com os povos indígenas”, afirmou Marcelo.
O evento contou ainda com a participação da gerente de relacionamento do setor público do Banco do Brasil em Alagoas, Ariana Régia Farias Suíça, da Diretora Geral de Ensino, Maria Clara Lopes e dos diretores e coordenadores das 20 escolas que participarão do projeto. Ao final foi apresentado um vídeo documentário sobre a tribo indígena Kalancós, localizada no município de Pariconha.
Idealizado pela Fundação Banco do Brasil, em 1997, o Projeto Memória tem como objetivo levar ao conhecimento do público a história, a vida,a obra e o pensamento de brasileiros e brasileiras que contribuíram para a transformação social no país. Nesta 12ª edição, o homenageado é Cândido Rondon, o positivista Marechal Rondon, que teve primordial atuação ma integração nacional.
À frente da implantação de linhas telegráficas, o Marechal tornou-se um pacifista defensor das populações indígenas. Ele percorreu 50 mil quilômetros, abrindo caminhos e descobrindo um Brasil escondido entre as selvas e sertões.

Nenhum comentário: