quarta-feira, 11 de abril de 2012

Semed capacita professores em deficiência visual



  Foto: Karen Abraham

 

Professores da rede municipal que trabalham na sala de recurso e sala regular receberam orientações de como lidar com alunos com deficiência visual. A qualificação faz parte da formação continuada promovida pelo Departamento de Educação Especial, que tem como propósito promover um melhor atendimento pedagógico as pessoas deficientes visuais.

O curso teve início no dia 2 deste mês e vai até o dia 26 de novembro. A abertura contou com a participação da educadora Jedalva dos Santos que na oportunidade discutiu o processo de inclusão das pessoas portadoras dessa deficiência.  Segundo Daniella Lins técnica do departamento de educação especial da Semed a formação oferece 13 módulo com diversos assuntos sobre a temática e carga horária que variam de 4 a 20 horas.

Durante a formação os educadores receberão orientações de como utilizar os recursos didáticos, a exemplo do sorobã- um aparelho de calcular que permite que o estudante acompanhe todos os passos da operação matemática- e participarão ainda de vários cursos sobre reeducação visual, estimulação precoce, orientação e mobilidade, produção de material adaptado, atividades da vida autônoma, orientações pedagógicas, tecnologia assistiva, atividades adaptadas e surdocegueira. O curso está sendo desenvolvido em parceria com o Centro de Apoio Pedagógivo (CAP-AL)

O 1º módulo que começou no último dia 9 trouxe o conteúdo de iniciação ao Braille. De acordo com Daniella Lins, esse módulo, especialmente terá 5 encontros. No primeiro momento o educador Delberto de Souza Santana, que ministra o curso falou dos aspectos histórico da cegueira, elementos conceituais da deficiência visual, entre outros assuntos.

A técnica ressalta que a formação é fundamental para aprimorar o trabalho que já vem sendo feito nas salas de recursos das escolas da rede. “O cego não vê com os olhos, mas tem vários outros sentidos. Cabe os professores estar atento a explorar essas outras habilidades”, afirma ela que reforça que “ é preciso entender nossas limitações para poder entender melhor as limitações dos outros, por isso que a formação é importante porque nos orienta, nos prepara e nos dar mais embasamento para lidar com as pessoas deficiente visuais”, destaca.

De acordo com ela várias escolas da rede municipal oferecem sala de recuso multifuncional, onde dispõe de elementos fundamentais que auxiliam na aprendizagem ao deficiente. “Os alunos com deficiência visual tem acesso a impressora braille, a lupa eletrônica, reglete e pulsão. Esses recursos são necessários aos alunos com deficiência visual na escola”, frisa.



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