sexta-feira, 27 de abril de 2012

Escola realiza evento para divulgar a cultura da paz

Foto: Roberto Lopes






Mais educação, menos violência: Educar para paz. Com este objetivo, a escola Petrônio Viana, no Benedito Bentes, realizou, nesta sexta-feira (27), um evento que teve como objetivo, divulgar a cultura da paz para alunos, professores, funcionários e comunidade do Conjunto Carminha.
A atividade iniciou com apresentação da peça teatral: “Paz sempre, morte nunca mais”; uma ciranda de roda com músicas que retrata a paz e apresentação do bombeiro mirim, que retrataram ações de como se deve agir em caso de primeiro socorros e de incêndio. Todas as ações foram feitas por alunos da própria escola.
Para o secretário-adjunto da Semed, Marcelo Nascimento, a secretaria estará sempre disposta a apoiar iniciativas que visem a diminuição da violência. “O compromisso de contribuir para paz é de cada um de nós, somos agentes da paz. Estamos em uma sociedade em que os índices de violência aumentam de forma alarmante e precisamos realmente falar de paz e tentar viabilizá-la. Nossa ideia é implantar este projeto em outras escolas da rede”, afirmou.
De acordo com a diretora da escola, Roxana Araújo, ideias assim são muito importante para difundir a cultura de paz em toda comunidade. “Esse projeto na nossa escola é mais um grande passo das diversas ações que fazemos aqui para construção da paz. Desta forma buscamos ajudar a comunidade a viver mais pacificamente. É um sonho viver esses momentos”, afirma Roxana.
Para trabalhar essa cultura de paz com os alunos, a escola utilizou material didático do projeto “A liga pela paz”, de autoria do professor João Roberto Araújo, que tem no seu conteúdo programático, aspectos fundamentais como, diversidade, tolerância e solidariedade. “O livro que usamos nesse projeto resgata a afetividade, os valores a vida e os limites”, afirma a diretora.
Segundo João Roberto, a paz é um conceito subjetivo que pode ser ensinado. Os alunos podem aprender a ser pacíficos da mesma forma que aprendem qualquer disciplina. “Ninguém nasce violento. As crianças incorporam os valores da violência gerados pela sociedade. Precisamos construir a paz desconstruindo a violência”, frisou o professor.
João Roberto disse ainda, que o projeto “a liga da paz”, trabalha a Inteligência Relacional desenvolvendo conteúdos de educação emocional e social nas Escolas e nas Famílias, por meio de uma ação focada na cultura de paz e não violência.
O evento contou ainda com as presenças do deputado federal Givaldo Carimbão, de representantes da secretaria de Estado de Promoção da Paz, da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros, de lideranças comunitárias, além de pais de alunos da Escola Petrônio Viana.

Nenhum comentário: