segunda-feira, 23 de abril de 2012

Seminário no Teatro Deodoro discute inclusão e melhoria na educação pública

Foto: Adriana Cirqueira               


O Teatro Deodoro ficou lotado, na manhã desta quinta-feira (19), de professores e gestores da secretaria municipal de Educação (Semed), para a realização do 7º Seminário de Formação Continuada. Tendo como tema central a construção do currículo escolar, o evento reuniu atividades diversas, contando com a participação de representantes da Ufal e entidades parceiras.

 O secretário-adjunto da Semed, Marcelo Nascimento, explicou que como a formação é um dos eixos estruturantes da secretaria, há a necessidade cada vez maior de profissionais mais capacitados para o exercício da atividade, com vistas a melhoria da qualidade do ensino público da capital. “E o currículo é fundamental para definir um ‘norte’ para o exercício do magistério. O currículo precisa ser cada vez mais inclusivo, especialmente para as comunidades mais marginalizadas, sem esquecer a diversidade e seus vários aspectos”, defende Nascimento.

A professora Tânia Almeida, líder da dimensão da proposta da formação profissional da rede, acrescenta que o seminário serve também para discutir propostas de formação para a prática escolar. “Soma-se a isso fato de termos como princípio a descentralização do ensino e, além disso, afinar o diálogo entre as escolas e a própria Semed”, diz ela.

O coordenador do núcleo de formação da secretaria, Marcus Swell Brandão, espera que, após o seminário, o trabalho de formação de professores continue, pois há disponibilidade tanto pela própria Semed, quanto pelo Ministério da Educação (MEC). “Esse trabalho de formação não se restringe apenas aos professores, mas aos servidores de todas as funções”, acrescenta ele.

O seminário tem prosseguimento nesta sexta-feira (20), durante todo o dia.

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