segunda-feira, 8 de abril de 2013

Departamento de Educação Especial vai promover formação em Braille

Texto: Janaina Farias
Foto: Mauro Fabiani
    
 Departamento de Educação Especial da Semed;
Roberto Leite
,
Diretor Interino
e representantes do Centro
de Apoio Pedagógico à pessoa com Deficiência Visual, Erivalda Lima Tavares.

O Departamento de Educação Especial da Secretaria Municipal de Educação( Semed) se reuniu com o Diretor Interino, Roberto Leite e representantes do Centro de Apoio Pedagógico à pessoa com Deficiência Visual, Erivalda Lima Tavares (CAP) com o objetivo de firmar parceria para a realização de formação em Braille.


A finalidade é capacitar professores de Salas de Recursos Multifuncionais- SRM e de sala regular da rede municipal para a abordagem do ensino da leitura e escrita Braille, para efetivação da aprendizagem dos alunos com cegueira.


A formação terá início no dia 3 de junho e será realizada todas as segundas-feiras das 14h às 17h na sala de formação, na Semed. O encerramento está previsto para novembro. O curso terá carga horária de 60 horas e será ministrado pelo especialista em deficiência visual, Delberto Santana. Segundo o especialista a formação abordará informações de origem teórica e prática em Braille: quem utiliza o sistema braille, conceitos, instrumentos, origem entre outros assuntos correlacionados sempre focando na escrita e na leitura.


Segundo a responsável pelo Departamento de Educação Especial, Keila Fragoso, a escola Baltazar de Mendonça, no Jacintinho, possui um núcleo de Atendimento Educacional Espacializado- AEE, aos alunos com deficiência visual: baixa visão e cegueira. “Essa escola é equipada com materiais e recursos adaptados necessários para o AEE do aluno com deficiência visual”, destaca. Ao todo são 44 escolas com salas de recursos e destas seis são equipadas com máquina Braille, impressora Braille, reglete, punção, sorobã e outros.


A formação visa capacitar os professores cursistas para atender com qualidade aos alunos com cegueira incluídos na sala regular. Duas especialistas coordenarão o curso são elas: Edjania Nobre pela Semed e Maria Zélia Santana pelo CAP/SEE.






Nenhum comentário: