quinta-feira, 18 de abril de 2013

Técnicos da Semed são capacitados pelo FNDE

Texto: Delane Barros
Aprimorar a gestão dos programas do livro didático, monitoramento do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) e do Programa Nacional Biblioteca na Escola (PNBE). Esses foram os objetivos da reunião de monitoramento, realizado por técnicos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), ligado ao Ministério da Educação (MEC), na secretaria municipal de Educação (Semed).
Na oportunidade, os técnicos do governo federal realizaram a capacitação dos servidores envolvidos na execução dos dois programas do governo federal, já citados. “Dentre outros temas, houve a abordagem das normas gerais dos programas, os critérios de atendimento, os procedimentos de distribuição, a importância da conservação, devolução e do remanejamento dos livros do PNLD”, explica a técnica pedagógica do departamento de Livro Didático, Cynara Santos.
O Programa Nacional do Livro Didático tem como finalidade prover as escolas públicas de ensinos fundamental e médio com livros didáticos, dicionários e obras complementares de qualidade. Além disso, também atende alunos da educação de jovens e adultos das redes públicas de ensino e das entidades parceiras do Programa Brasil Alfabetizado.
O Programa Nacional Biblioteca da Escola objetiva fomentar a leitura e democratizar o acesso às fontes de informação, bem como atuar no desenvolvimento profissional do professor. Para isso, distribui às escolas públicas acervos compostos por obras de literatura, de referência, de pesquisa e de outros materiais relativos ao currículo da educação básica.
A reunião, realizada na sala do Conselho Municipal de Educação (Comed), no último dia 17, contou com as presenças da secretária municipal de Educação, Ana Dayse Dórea, da diretora-geral de Ensino da secretaria, Sônia Moraes, da coordenadora do departamento do Livro Didático, Tatiane Ferreira, diretores de departamentos, gestores escolares e técnicos da Coordenação e Produção de Material Educativo, Cecília Tenório, Flávio Feijó e Cristina Gomes.

Nenhum comentário: