quinta-feira, 25 de abril de 2013

Semed e Esmal firmam parceria para Programa Cidadania e Justiça na Escola

 
Texto e Foto: Adriana Thiara Oliveira

A secretária municipal de Educação, Ana Dayse Dorea, recebeu hoje (25), a desembargadora Nelma Padilha, dirigente da Escola Superior de Magistratura (Esmal).

Durante o encontro, as gestoras firmaram um acordo para implantação do Programa Cidadania e Justiça na Escola (PCJE), que tem como objetivo conscientizar professores, técnicos da escola, alunos, pais e responsáveis sobre os direitos e deveres básicos, bem como aproximar o poder judiciário da vida do cidadão.

Para a secretária Ana Dayse, a parceria firmada é uma aliança importante no processo de aprendizagem e construção do cidadão. “Estamos fazendo um trabalho articulado com outros parceiros e, nesse momento, a Esmal, entra com uma contribuição ímpar para a Educação”, afirma a secretária.

Já a desembargadora Nelma Padilha reforça que o Programa Cidadania e Justiça na Escola é uma metodologia de apoio e orientação no que há de mais básico para que o cidadão exerça plenamente seu papel social. “Temos uma equipe de voluntários formada por juízes, promotores, advogados, assistentes sociais, psicólogos que contribuem como agentes da justiça, educação e cidadania dentro do ambiente escolar”, reforçou Nelma.

De acordo com a gerente do PCJE, Ana Valéria Moura, a metodologia do programa contempla palestras para formação dos professores, oficinas para os alunos, exibição de filmes, visita ao Fórum e participação em júri.

“Nesses encontros com os alunos, corpo escolar e familiar, abordamos temas como estatuto da criança e adolescente, violência, drogas, bullying, exploração sexual, direito da família, direitos humanos”, ressaltou a gerente do projeto, Ana Valeria.

Ao final do encontro, a Semed por meio do Departamento de Programas Especiais apresentou um calendário com a proposição dos encontros nas escolas e indicou cerca de 10 unidades escolares para aplicação da metodologia.

Nenhum comentário: