Texto de Adriana Cirqueira
Selecionados receberão bolsas de R$400 a R$750 reais
Em um trabalho
conjunto, o Departamento de Educação de Jovens e Adultos (Deja) e a
Coordenação do Programa Brasil Alfabetizado, numa parceria da
Semed/PMM com o MEC/FNDE, oferecerão o curso de alfabetizador,
tradutor-intérprete de Língua Brasileira de Sinais (Libras) e
alfabetizador coordenador de turmas voluntários do Programa Brasil
Alfabetizado (PBA) no Município de Maceió, Ciclo 2012/2013.
As inscrições
estão previstas para o período de 08 a 19 de abril de 2013, horário
comercial no Deja. Entre outros critérios, os candidatos devem ser
preferencialmente professores da rede pública de ensino e ter e
comprovar experiência anterior em educação, preferencialmente, em
educação de jovens e adultos.
Entre os
critérios para a inscrição dos tradutores-intérpretes de Libras
estão a comprovação ter graduação em Letras/Libras Bacharelado
ou certificado obtido por meio do Programa Nacional de Proficiência
em Libras (Prolibras) e ter experiência com o público do Brasil
Alfabetizado. Já para alfabetizador coordenador o candidato precisa
ter graduação em educação, entre outras exigências.
Segundo Adelson
Gomes da Silva, diretor do Deja, o FNDE/MEC pagará aos voluntários
cadastrados e vinculados a turmas ativas no PBA, a título de bolsa,
valores que variam entre R$400,00 a R$750,00. O diretor destaca a
importância dos alfabetizadores para o sucesso do programa, uma vez
que são eles quem mobilizam os alfabetizandos na formação das
turmas.
O Programa
Brasil Alfabetizado é de fundamental importância para o combate ao
analfabetismo. De acordo com Adelson, alfabetizar não é apenas
ensinar a ler e escrever é também contribuir para o resgate da
autoestima, da cidadania e da inclusão social. “Precisamos
despertar nas pessoas não apenas a importância de se alfabetizarem,
mas a necessidade de, ao fim do Programa, buscarem uma escola e
continuar seus estudos”, afirma o diretor.
O Decreto
Federal nº 5626, de 22 de dezembro de 2005, estabelece que alunos
com deficiência auditiva tenham o direito a uma educação bilíngue
nas classes regulares, sendo a Língua Brasileira de Sinais (Libras)
sua primeira língua e a Língua Portuguesa em sua modalidade escrita
como segunda língua. Por isso, a Língua Brasileira de Sinais deve
ser adquirida pelas crianças surdas o mais cedo possível e a escola
deve contribuir para isso. Também no ensino de adultos o poder
público deve manter a oferta de turmas com educadores capacitados a
atender esta clientela.
Maiores
informações podem ser obtidas no Deja/PBA, através do telefone
3315 4571, das 8h as 17h. A lista completa dos critérios para
inscrição estão disponíveis em
http://boletimsemed.blogspot.com.br/2013/04/semed-oferece-formacao-em-lingua.html
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