terça-feira, 2 de abril de 2013

Semed oferece cursos para alfabetizador, tradutor-intérprete de Língua Brasileira de Sinais (Libras) e alfabetizador coordenador

Texto de Adriana Cirqueira

Selecionados receberão bolsas de R$400 a R$750 reais


Em um trabalho conjunto, o Departamento de Educação de Jovens e Adultos (Deja) e a Coordenação do Programa Brasil Alfabetizado, numa parceria da Semed/PMM com o MEC/FNDE, oferecerão o curso de alfabetizador, tradutor-intérprete de Língua Brasileira de Sinais (Libras) e alfabetizador coordenador de turmas voluntários do Programa Brasil Alfabetizado (PBA) no Município de Maceió, Ciclo 2012/2013. 
 
As inscrições estão previstas para o período de 08 a 19 de abril de 2013, horário comercial no Deja. Entre outros critérios, os candidatos devem ser preferencialmente professores da rede pública de ensino e ter e comprovar experiência anterior em educação, preferencialmente, em educação de jovens e adultos.
Entre os critérios para a inscrição dos tradutores-intérpretes de Libras estão a comprovação ter graduação em Letras/Libras Bacharelado ou certificado obtido por meio do Programa Nacional de Proficiência em Libras (Prolibras) e ter experiência com o público do Brasil Alfabetizado. Já para alfabetizador coordenador o candidato precisa ter graduação em educação, entre outras exigências.

Segundo Adelson Gomes da Silva, diretor do Deja, o FNDE/MEC pagará aos voluntários cadastrados e vinculados a turmas ativas no PBA, a título de bolsa, valores que variam entre R$400,00 a R$750,00. O diretor destaca a importância dos alfabetizadores para o sucesso do programa, uma vez que são eles quem mobilizam os alfabetizandos na formação das turmas. 
 
O Programa Brasil Alfabetizado é de fundamental importância para o combate ao analfabetismo. De acordo com Adelson, alfabetizar não é apenas ensinar a ler e escrever é também contribuir para o resgate da autoestima, da cidadania e da inclusão social. “Precisamos despertar nas pessoas não apenas a importância de se alfabetizarem, mas a necessidade de, ao fim do Programa, buscarem uma escola e continuar seus estudos”, afirma o diretor. 
 
O Decreto Federal nº 5626, de 22 de dezembro de 2005, estabelece que alunos com deficiência auditiva tenham o direito a uma educação bilíngue nas classes regulares, sendo a Língua Brasileira de Sinais (Libras) sua primeira língua e a Língua Portuguesa em sua modalidade escrita como segunda língua. Por isso, a Língua Brasileira de Sinais deve ser adquirida pelas crianças surdas o mais cedo possível e a escola deve contribuir para isso. Também no ensino de adultos o poder público deve manter a oferta de turmas com educadores capacitados a atender esta clientela.

Maiores informações podem ser obtidas no Deja/PBA, através do telefone 3315 4571, das 8h as 17h. A lista completa dos critérios para inscrição estão disponíveis em http://boletimsemed.blogspot.com.br/2013/04/semed-oferece-formacao-em-lingua.html

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