terça-feira, 9 de abril de 2013

Servidores da Semed participam de atividades no Dia Mundial da Saúde

Palestras e verificação nutricional marcam Dia Mundial da Saúde na Semed

 

Texto e foto: Delane Barros 

Servidores preencheram um questionário de avaliação nutricional,
verificação de tensão arterial e glicemia, além de peso e altura.


Dicas de alimentação saudável, manipulação correta de alimentos e avaliação nutricional de servidores foram algumas das atividades desenvolvidas durante toda a manhã desta terça-feira (9), no auditório Paulo Freire, da secretaria municipal de Educação (Semed), pela coordenação de Alimentação e Nutrição Educacional (Cane), para lembrar a passagem do Dia Mundial da Saúde, cuja data é comemorada no dia 7 deste mês. As atividades, voltadas para os servidores lotados na sede da secretaria, têm o objetivo de conhecer a realidade nutricional de cada um e, a partir daí, desenvolver ações nessa área durante todo o ano.

De acordo com a coordenadora do Cane, Anna Carla Luna, esse é apenas o ponto inicial do trabalho de conscientização. “Nossa pretensão é levar essas dicas, também, para o ambiente escolar, ou seja, atender aos alunos da rede municipal de ensino da capital, bem como pais, professores e servidores”, afirma Anna Carla.

Durante a programação, os nutricionistas Antônio Marcos Sampaio, Suely Mota e Ana Denise Gouvea, integrantes do setor de nutrição da Semed, se revezaram na apresentação de informações importantes, além de dicas para a prática de alimentação saudável. “Alimentar-se bem está relacionado a uma série de fatores, desde o econômico, até o religioso e o hábito gastronômico. Alimentação saudável está relacionada a todos nós, desde o período intra-uterino”, considera Antônio Marcos.

Ele cita, como exemplo, o consumo do prato conhecido como galinha ao molho pardo. “Há pessoas que rejeitam esse prato pelos ingredientes na preparação. Porém, em se tratando de valor nutricional, é muito saudável, mas muita gente evita e isso por motivos religiosos”, explica ele.

A também nutricionista Suely Mota afirma que uma das grandes preocupações do profissional da área está na manipulação de alimentos crus, como frutas, verduras e legumes. “Porque há as bactérias de média gravidade, mas uma das maiores preocupações está com a Salmonella”, justifica. A bactéria, após ser ingerida pelo hospedeiro, passa pelo estômago, de onde entra para o meio interno, provocando infecção gastrointestinal.

Os servidores que participaram da programação preencheram um questionário de avaliação nutricional, verificação de tensão arterial e glicemia, além de peso e altura. No final, também participaram da distribuição de alimentos e conheceram a Roda dos Alimentos, uma representação gráfica criada em Portugal em 1977, que ajuda a escolher e combinar os alimentos que deverão fazer parte da alimentação diária.

Nenhum comentário: