terça-feira, 16 de abril de 2013

Semed celebra Semana do Livro Infantil com contação de história nas escolas


   Foto e texto: Janaína Farias




O conto, a dramatização e a música marcaram a abertura da semana alusiva ao dia nacional da literatura infantil, comemorado no dia 18 de abril, na escola Zilka de Oliveira, no João Sampaio. As atividades estão sendo programadas pela biblioteca da Semed que busca estimular cada vez mais cedo à prática da leitura nos alunos da rede municipal.





Os pequenos expectadores cantaram, pularam, participaram e ouviram atentamente as histórias de João jiló e as reinações de narizinho narrada pela contadora, Lúcia Andrade. Trabalhar a contação de história é convidar os ouvintes para adentrar no mundo da imaginação dos contos infantis. Para a contadora, o conto como prática educativa no cotidiano escolar desperta a imaginação, o gosto pela leitura, trabalha o lúdico, as relações inter e intrapessoais e as emoções.


Nos seus trabalhos Lúcia sempre usa a música e a dramatização como incentivo da leitura. Ela fala que é uma das formas da criança interagir mais com a história. “a contação associado às músicas fazem com que as crianças se prendam mais a história e tenham a curiosidade de ler aquele livro”, afirma. Lúcia explicou que qualquer objeto pode ganhar vida. Na história, ela sempre utiliza alguns elementos para compor a narrativa como o caldeirão, a concha, o pandeiro, um passarinho de dobradura, o violão, a música e a caixinha mágica. Durante o conto quem participou e respondeu as perguntas sobre o escritor Monteiro Lobato ganhou brindes com revistinhas e livros como incentivo a leitura.


A coordenadora da Biblioteca Carlos Moliterno da Semed, Cristina Barbosa enfatizou que o foco é fazer com que a criança procure o livro após o conto e frisou que é importante a dramatização da história, por que isso desperta nas crianças a curiosidade e consequentemente o hábito pela leitura. “Por meio da contação de história a criança desperta o desejo de ler e esse é o nosso objetivo”.


Cristina adiantou que pretende promover uma formação especialmente voltada para a arte de Contar história. A proposta é fazer com que o próprio professor seja um narrador, conheça e domine a arte e assim contribua levando para dentro da escola a dinamização adquirida durante a formação.


A vice- diretora, Sandra Mônica, disse que a escola desenvolve o projeto leitores para uma manhã de sucesso que teve início no ano passado. Ela observa que após a implantação do projeto houve uma significativa melhora na leitura. Esse projeto, segundo a vice-diretora é o carro-chefe das atividades pedagógicas da unidade. Para ela a leitura é a base de todas outras áreas de conhecimento.


Como o dia nacional do livro é comemorado no dia 18 de abril por conta do aniversário de Monteiro Lobato, consagrado escrito da literatura infantil, Cristina Barboza, informou que durante toda a semana serão realizadas atividades de leitura e contação de histórias em algumas escolas da rede. Na quinta-feira, dia 18, a culminância do projeto será na biblioteca da Semed.


Segue a programação da semana da literatura infantil nas escolas:



Lamenha Lins –Jacintinho às 9h30– Dia 16/04 – Contato para confirmar: 3320.4672 / 4706.



Escola Silva Celina -Village II às 9h30 – Dia 17/04 e às 14h30 – Contato para confirmar: 3315-3561 / 8833-6606.



OBS: presença da Escritora Fátima Maia


Biblioteca Carlos Moliterno - Dia 18/04 às 14h30 - Contação de História com Mirian Oliveira.


OBS: presença da Escritora Fátima Maia.


Escola José Correia Costa – Serraria às 9h30 e 14h30 – Dia 19/04 – Contato para confirmar – 3315-4682 /9654-2462.


Nenhum comentário: