terça-feira, 16 de abril de 2013

Gestores da Semed participam de capacitação com técnica do MEC

Texto: Adriana Thiara Oliveira
Foto: João Filho
 


Cerca de 45 gestores e técnicos da Secretaria Municipal de Educação de Maceió (Semed) estão reunidos hoje, 16, no auditório Paulo Freire, com a assessora da Diretoria de Assistência a Programas Especiais do Ministério da Educação (Dipro/MEC), Donizeth Aparecida Telles Nogueira, para discutir sobre o Plano de Ações Articuladas (PAR).

Segundo a assessora do MEC, todas as ações de destinação de recursos do Ministério, sejam técnicos, sejam financeiros, passam pelo PAR e se efetivam por meio de convênios (ações financiáveis) ou termos de cooperação (ações de prestação de assistência técnica).

De acordo com a secretária de Educação de Maceió, Ana Dayse Dorea, esta capacitação visa revisar as ações inicialmente implantadas no PAR. “Esse é o momento de revisão do PAR no sentido de torná-lo o plano de reestruturação da política de Educação Básica de Maceió”, revela a secretária.

O PAR está dividido em quatro dimensões – gestão educacional; formação de professores; gestores e técnicos administrativos; práticas pedagógicas; e, infraestrutura e tecnologia. Para Wellingon Wanderley, coordenador de Planejamento da Semed, as quatro dimensões serão revisadas após essa capacitação. “Observaremos o caráter democrático, participativo e técnico, visando dar respostas mais rápidas, em especial, quanto ao melhor desempenho dos índices da educação básica de Maceió”, reforça o coordenador.

O Plano de Ações Articuladas é a principal ferramenta de gestão da educação municipal, por oferecer um mapeamento de toda a rede, permitindo assim, que a gestão tome decisões observando as prioridades elencadas no Plano Nacional de Educação (PNE).

Pró-Infância / PAC2

Nesta quarta-feira, 18, a equipe técnica da Semed junto com a assessora do MEC visitarão as obras das creches que estão sendo construídas com recursos do Pró-Infância/MEC, para acompanhamento in loco do que está sendo executado. O Pró-infância faz parte das ações do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC2), que beneficiará Maceió com 20 novas creches e cerca de 2.400 crianças de 0 a 5 anos.

Além disso, o grupo fará a identificação de novos terrenos, pois existem 10 projetos em análise no Sistema Integrado de Monitoramento, Execução e Controle (SIMEC), sistema controlador de todos os recursos financeiros que a Semed recebe do MEC atualmente.

Nenhum comentário: