segunda-feira, 22 de abril de 2013

Secretária e Prefeito lançam V Conferência Municipal de Educação de Maceió

Texto de Delane Barros 
Fotos de Adriana Cirqueira e Mauro Fabiani





Maceió lançou a V Conferência Municipal de Educação nessa segunda-feira (22), no auditório da Escola Superior da Magistratura (Esmal). O evento, que contou com a presença da secretária municipal de Educação, Ana Dayse Dorea, do prefeito Rui Palmeira (PSDB), além de outros atores envolvidos no processo, serviu de oportunidade para debater as políticas voltadas para a educação pública.



As discussões e principais reivindicações feitas no encontro serão reunidas às discussões dos demais municípios, que servem de preparação para a conferência estadual, a ser realizada no segundo semestre de 2013 e que atingirá o ápice no próximo ano, quando acontece a conferência nacional.
O prefeito Rui Palmeira garantiu que não apenas em relação à educação de Maceió, mas toda a sua gestão será pautada no diálogo, respeito, transparência e a participação de todos os segmentos nas questões da municipalidade.
Para a secretária municipal de Educação, Ana Dayse Dorea, as conferências permitem pensar a educação como um todo, na sua problemática e quais os caminhos a seguir para enfrentar essas dificuldades.
Para a abertura do evento, participaram os professores e doutores Luiz Fernandes Dourado e Nelson Cardoso do Amaral, ambos da Universidade Federal de Goiás (UFG). O primeiro conferencista é autor, inclusive, do documento que serviu de base para a elaboração do Plano Nacional de Educação.
“A importância do fortalecimento da educação básica e a valorização do profissional dos servidores da educação são questões importantes, que precisam de um debate. Não se trata apenas da questão salarial, mas é importante ter em mente que o profissional inserido no processo educacional precisa, dentre outras necessidades, de cultura”, defende ele.
Com relação à proposta de destinação de 10% do PIB [Produto Interno Bruto] para aplicação na educação, Dourado ressalta que não se trata do único caminho, mas é importante para possibilitar melhor estrutura no segmento. “A educação precisa de novos aportes financeiros e essa proposta é um caminho a seguir”, completa Luiz Dourado.



O professor Nelson Cardoso fez uma análise com relação ao envelhecimento da população brasileira e o reflexo desse fator na educação. Segundo ele, a dinâmica populacional aponta para a redução da população jovem até o ano de 2050. De acordo com ele, esse fator vai contribuir para o processo educacional, pois diante dessa realidade, com uma população menor em idade escolar, e a aplicação dos 10% do PIB, o Brasil atingirá um patamar equivalente ao da Europa, no investimento educacional.
A professora Maria das Graças Medeiros, da Ufal, disse que o momento é de discutir meios possíveis de resgatar um modelo de escola criado para a elite. “É preciso fortalecer o controle social da educação para que se dê o caráter democrático e, para isso, é essencial a participação popular”, resumiu ela.
Nessa mesma linha de pensamento, a presidente da Comissão de Educação da Câmara Municipal de Maceió, vereadora Tereza Nelma (PSDB), destacou que o momento das conferências é ideal para a população colocar suas necessidades e anseios. “Considero de grande importância o fortalecimento na relação entre a gestão da educação pública com o Legislativo, porque é por onde passam os projetos de interesse do setor”, declarou Tereza.

Nenhum comentário: