quinta-feira, 18 de abril de 2013

Nudise e Caica implementam projeto piloto sobre violência contra a criança e o adolescente



Texto de Adriana Cirqueira e fotos de Mauro Fabiani

Duas oficinas do projeto piloto “Crianças e Adolescentes em situação de abuso e exploração sexual; desvelando vozes silenciadas, quebrando o ciclo de violência” movimentaram o Centro de Formação Paulo Freire, na Secretaria Municipal de Educação (Semed), na última terça-feira (16).

Com os temas “Nem tanto azul nem tanto rosa: gênero e sexualidade no processo educativo” e “O ECA na escola: construindo espaço de cidadania com crianças e adolescente”, a atividade realizada em parceria pelo Centro de Atenção Integrada a Criança e ao Adolescente (Caica) e o Núcleo da Diversidade Sexual na Escola (Nudise), contou com a adesão de 36 educadores pertencentes às nove escolas participantes do projeto.

Segundo Dalva Costa, técnica do Nudise, o projeto tem como objetivo geral entender a problemática da violência sexual contra a população infanto-juvenil – sua gênese histórica, causas e consequências, enquanto conhecimento imprescindível para o engajamento necessário ao processo de construção dos direitos humanos das crianças e adolescentes.

Em cumprimento da legislação educacional, em especial a Lei 11,525/07 que estabelece a obrigatoriedade dos conteúdos do Estatuto da Criança e do Adolescente no currículo do ensino fundamental, o projeto tende a crescer e alcançar toda a rede. “Nesta perspectiva as referidas oficinas buscam atender as demandas dos profissionais que tem acompanhado o drama de estudantes em situação de violência sexual, intrumentalizando-os com o conhecimento sobre a temática assim como a abordagem metodológica mais adequada”, informa Dalva.


Nenhum comentário: