segunda-feira, 15 de abril de 2013

Semed e OMEP promovem palestra sobre educação infantil


Texto e foto: Janaina Farias



Professores que atuam na educação infantil participaram da palestra “A educação infantil e a linguagem oral e escrita”, proferida pela Mestre e Gerente de Organização do Currículo escolar da SEE/AL, Maria Vilma da Silva. A formação é uma iniciativa da Organização Mundial para a Educação Pré-Escolar (OMEP) com a parceria da Semed.

O objetivo da palestra, de acordo com a presidente da OMEP, Nadeje Amorim, é qualificar os professores por meio da formação continuada e temáticas atualizadas. Ela informa que a OMEP oferece um grupo de estudos mensais, onde os temas são escolhidos pelos próprios professores.

A presidenta explicou, que é na faixa etária de 0 a 6 anos, que as crianças desenvolvem a linguagem oral e escrita e garante que a formação é essencial para a complementação do trabalho do professor no ensino aprendizagem dos alunos. “A formação vai garantir um melhor entendimento e subsídios para os professores desenvolverem em sala de aula”, garante.

A formação para Eliete dos Santos Silva, professora da creche Kyra Maria, vai possibilitar focar melhor no que a criança apresenta na sua linguagem oral e escrita dentro do contexto das aulas. A educadora cita o desenho como uma das formas de expressão. “Através do desenho podemos compreender melhor seu mundo, o que ela sente, sua vida social”, ressalta a Eliete.

As crianças se expressam por meio do olhar, da fala, e de comportamento. Essa linguagem corporal é fundamental, por que reflete na dinâmica das aulas. A palestrante Maria Vilma, ressaltou durante sua palestra que a fala é uma afetividade social e também um espaço de afetividade entre o adulto e a criança. E disse ainda que a linguagem não verbal não pode ser descartada na linguagem verbal.

O grupo de estudo é realizado todas as segundas quintas-feiras da cada mês, no espaço cultural, na praça Sinimbú. Em Maio, a temática abordada será a literatura infantil.

Nenhum comentário: