segunda-feira, 8 de abril de 2013

Semed discute a violência sexual contra crianças e adolescentes

Caica e Nudise mobilizam escolas da rede para identificar e combater a violência contra crianças e adolescentes

 

Texto: Adriana Cirqueira
Foto: Mauro Fabiani


Equipes do Centro de Atenção Integrada à Criança e Adolescente
e do Núcleo de Estudos da Diversidade Sexual na Escola


A Secretaria Municipal de Educação de Maceió (Semed) está promovendo em 09 de abril de 2013, das 8h às 12h, no Auditório da Esmal, um momento de discussão sobre a violência na infância e adolescência. Na ocasião, a Profª Drª Elvira Simões Barreto, Coordenadora do Núcleo da Mulher e Cidadania/FSSO/Ufal proferirá a palestra “A Construção da Masculinidade Patriarcal no Processo Educativo: percebendo as raízes da violência sexual contra crianças e adolescentes”.



O evento, organizado em parceria pelo Centro de Atenção Integrada à Criança e o Adolescente (Caica) e Núcleo de Estudos da Diversidade Sexual na Escola (Nudise), será aberto com uma apresentação cultural do Profº Tércio Smith, coordenador do Projeto Violino da Semed, que contará com representantes das 134 escolas da rede.



Segundo Ticiane Melo Bentes, diretora do Caica, essa atividade foi formatada como parte das ações preparadas para a implantação de um projeto-piloto para trabalhar a temática na rede municipal de educação e para isso o Nudise e o Caica tem feito um trabalho em conjunto.



A legislação brasileira no que se refere à proteção da infância e da adolescência é uma das mais avançadas do mundo. Segundo as organizadoras, a intenção da Semed é mobilizar e convocar toda sociedade a participar dessa luta, criando uma consciência nacional para romper com esse ciclo de violência e proteger nossas crianças e adolescentes.


Nenhum comentário: