quinta-feira, 18 de abril de 2013

Maceió prepara a V Conferência Municipal de Educação

Texto de Adriana Cirqueira

O lançamento da V Conferência Municipal de Educação será na próxima segunda-feira (22), a partir das 8 horas, no auditório da Escola Superior de Magistratura de Alagoas (Esmal). Organizado pela Secretaria Municipal de Educação (Semed) e pelo Conselho Municipal de Educação, a conferência é um espaço democrático de incentivo e fortalecimento do debate sobre as necessidades educacionais da cidade de Maceió.

O evento contará com a participação de 300 profissionais da educação entre professores, diretores e coordenadores pedagógicos das escolas públicas municipais, além de representantes das entidades de classe e da sociedade civil.

Segundo os organizadores, esse processo aglutina os desafios inerentes à educação nos âmbitos público e privado, analisa os desafios e oferece subsídios ao processo de formulação e implementação das políticas públicas. Através de discussão, formação e mobilização social dos segmentos da sociedade civil e o poder público, dialogando sobre as políticas locais, a conferência visa contribuir com a construção e aprimoramento das políticas de educação. 
 
Representantes do poder público, segmentos educacionais, setores sociais, entidades que atuam na área de educação e todos os profissionais e pessoas dispostas a contribuir para a melhoria da educação terão participação garantida no evento, que constitui etapa preparatória para a Conferência Nacional de Educação – CONAE 2014.


PROGRAMAÇÃO

08:00h - Credenciamento
08:30h - Apresentação Cultural
09:00h - Solenidade de Abertura
09:30h - Conferência Magna: O PNE na Articulação do Sistema Nacional de Educação: Participação Popular, Cooperação Federativa e Regime de Colaboração
Conferencista: Profº. Dr. Luiz Dourado - CEB/ CNE e UFG
Mediadora: Profª Dra Ana Dayse Dorea - SEME-D/CNE (a confirmar)
10:15h - Palestra: Financiamento da Educação, Gestão, Transparência e Controle Social dos re-cursos.
Palestrante: Nelson Cardoso do Amaral - UFG
11:00h - Debate
12:00h - Intervalo/ Almoço
14:00h - MESA REDONDA:
- Debatedor: Profº. Dr. Luiz Dourado - CEB/CNE e UFG (a confirmar)
Gestão Democrática, Participação Popular e Controle Social.
- Profª Dra Mª das Graça Medeiros Tavares – UFAL
Valorização dos Profissionais da Educação: Formação, Remuneração, Carreira e Condições de Trabalho.
16:20h - Debate
17:00h - Encerramento

Nenhum comentário: