segunda-feira, 29 de abril de 2013

Semed realiza cerimônia de abertura da formação continuada 2013


Texto de Janaína Farias e fotos de Adriana Cirqueira



A Secretaria Municipal de Educação (Semed) por meio do Departamento de Gestão Democrática, lançou hoje, dia 29, pela manhã, na Escola Superior de Magistratura de Alagoas(Esmal) o panorama da formação continuada 2013 na presença de diretores e vices da rede municipal de ensino. A proposta da formação tem dentre seus objetivos, a implementação de uma política de formação continuada, bem como fortalecimento do processo democrático nas escolas e o diálogo permanente entre a unidade escolar e a sede. A finalidade é contribuir para a melhoria do ensino, de um espaço escolar mais democrático e participativo.

Estiveram presente na cerimônia de abertura a Secretária municipal de educação, Ana Dayse Dorea, as Diretoras Geral de Ensino e de Gerenciamento Escolar, Sônia Moraes e Maria José Pereira, a presidente do Conselho Municipal de Educação(Comed) Edna Lopes, a Gerente de formação da Secretaria Estadual de Educação(SEE), Tereza Neuma, bem como demais técnicos da rede.

Durante a programação os professores, Marcus Swell e Tânia Almeida, apresentaram o panorama e o projeto de formação escolar a ser desenvolvido durante o ano todo, tendo como foco a formação do gestor e a gestão democrática e participativa. A programação teve início hoje(29) e vai até 13 de novembro. A previsão é que pelo menos aconteça uma vez ao mês.




A secretária Anna Dayse Dorea, em seu discurso enfatizou a importância da formação dentro da proposta educacional e ressaltou que nenhum educador pode evoluir profissionalmente sem uma formação continuada. “sem conhecimento não se transforma, temos que valorizar a formação”, disse ela, destacando que a formação continuada é um instrumento fundamental para um grande salto nos índices educacionais. “O professor precisa se atualizar a cada momento. Devemos entender que estamos vivendo um novo mundo”, argumenta.
 

Na presença dos educadores a diretora de gerenciamento escolar, Maria José Pereira, também fez sua reflexão sobre o papel da educação e da formação continuada. “a escola só alcançar seu nível de excelência com a participação coletiva. O conhecimento é necessário para o desempenho de cada um”, afirma. Para a diretora da Gestão Democrática, Marta Palmeira, a ideia é trabalhar a formação entendendo a necessidade de assessorar as escolas da rede nas áreas em que a gestão está situada, “nossos gestores são professores e precisam ter vários conhecimento para administrar a escola tanto na área pedagógica, na administrativa e também na financeira”, ressalta.

De acordo com a técnica da gestão democrática Avanir Rodrigues, os temas foram pensados a partir da realidade das unidades de ensino. Ela explica que a formação vai trabalhar o gestor numa abordagem da gestão descentralizada com formato coletivo, visando a melhoria da educação como todo.



Ainda de acordo com ela, paralelo a qualificação dos professores, haverá também formação continuada para conselheiros escolares, fórum de conselheiros e formação pela escola, um programa federal que visa contribuir para formar professores por meio do ensino a distância, cuja a proposta é estimular o educador a contribuir para a melhoria da qualidade do ensino público. Mais informações pela internet no endereço: www.fnde.gov.br/index.php/programas-formação-pela-escola ou procurar o Departamento de Gestão Democrática da Semed.


Nenhum comentário: