terça-feira, 16 de abril de 2013

Semed oferece oficinas sobre a IV Conferência Infanto Juvenil pelo Meio Ambiente

Texto de Adriana Cirqueira




O Centro de Referência em Educação Ambiental (Creamb) da Secretaria Municipal de Educação de Maceió (Semed) está capacitando técnicos, coordenadores e professores para a construção da IV Conferência Infanto Juvenil pelo Meio Ambiente. O objetivo é preparar a conferência no espaço escolar de forma coletiva, envolvendo todos os segmentos para atingir o maior número possível de pessoas.



Como parte desta mobilização as técnicas do Creamb participaram, no dia 12 de março, da primeira oficina de preparação da Conferência e entre os dias 02 e 09 de abril, realizaram oficinas para orientar professores e coordenadores das escolas participantes da conferência para explicar seus objetivos e metas, reafirmando assim o empenho da rede municipal de educação na discussão da temática da educação ambiental.



Segundo a técnica do Creamb, Yumi Miranda, preparar a Conferência na Escola é construir um conhecimento de todos a partir do que cada um sabe. “Aqui valem o saber científico e o saber popular, obtidos através de pesquisas, conversas com as pessoas, visitas à lugares, observação e comparações”, explica Yumi. Para a técnica é essencial a sensibilização da escola e comunidade em relação ao tema para que exista a promoção de mudanças de atitudes e assim melhoria da qualidade de vida da população.



De acordo com o planejamento do setor, entre as temáticas discutidas estão as mudanças ambientais globais, por meio de quatro elementos, convertidos em subtemas (Terra, Fogo, Água e Ar), chamando a atenção para as relações que esses subtemas estabelecem com as questões locais, em especial da escola. Além disso, durante todo o processo de realização da conferência, a sustentabilidade será tratada no espaço físico da escola, no currículo e na gestão.



Alagoas na Conferência Infanto Juvenil



Poderão participar da Conferência alunos de 11 a 14 anos regularmente matriculados do 6º ao 9º ano, de escolas estaduais, municipais, indígenas, quilombolas, assentamentos e escolas privadas do Estado.



As conferências municipais e regionais serão realizadas de agosto e setembro. Nelas serão escolhidos os 28 estudantes que formarão a delegação que representará o estado na etapa nacional que acontece em outubro em Brasília.




A IV Conferência Nacional do Meio Ambiente (CNMA)



Com o tema “Vamos cuidar do Brasil”, o Ministério do Meio Ambiente (MMA) realizará de 24 a 27 de outubro de 2013, em Brasília, a IV Conferência Nacional do Meio Ambiente (CNMA), que tem o desafio de contribuir para a implementação da Política Nacional de Resíduos Sólidos, com foco em:


I - Produção e Consumo Sustentáveis;

II - Redução dos Impactos Ambientais;

III - Geração de Trabalho, Emprego e Renda; e

IV - Educação Ambiental.


A CNMA é um importante instrumento de educação ambiental e uma chance de os cidadãos se apropriarem localmente dos compromissos planetários, assumindo responsabilidades para construção de sociedades sustentáveis. Também é um fórum adequado para a exposição de problemas e apresentação de reivindicações e sugestões, num verdadeiro processo de democracia participativa.

Nenhum comentário: