A manhã desta quarta-feira (15) foi especial para os alunos dos 5ºs anos da Escola Municipal Senador Rui Palmeira, no bairro do Vergel. A alegria foi proporcionada pelo projeto Turismo do Saber, que levou a criançada para conhecer atrativos turísticos da capital alagoana.
O projeto foi proposto pela Secretaria Municipal de Promoção do Turismo de Maceió (Semptur), em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Semed). A proposta é bem simples: chamar a atenção da garotada para a valorização dos atrativos turísticos da capital e a preservação do meio ambiente, além de despertar em cada um deles o interesse para que se tornem multiplicadores das riquezas naturais e culturais da cidade onde vivem.
O Turismo do Saber oferece uma aula de campo na qual os estudantes têm a oportunidade de aprender, na prática, noções de preservação do meio ambiente, potencialidades turísticas da região, assim como geografia, história e cultura de Maceió, matérias que já fazem parte do conteúdo ministrado em sala de aula. Com esta premissa, o projeto agrega turismo, diversão e conhecimento, por meio de palestras, jogos, videoaulas e visitas técnicas.
“O que mais me encanta nesse projeto é realmente disseminar esse gosto e importância de morar numa cidade turística. Esses alunos mudam de visão, não tem como esse aprendizado não mudar o comportamento deles”, comentou Carla Navarro, coordenadora do Departamento de Ensino Fundamental da Semed
Programação
A jornada dos pequenos começou com uma breve passagem pelo tradicional bairro do Pontal da Barra e logo seguiu para os principais cartões-postais da cidade, as orlas de Pajuçara e Ponta Verde. Os parceiros da Luck Receptivo se encarregaram de apresentar aos pequenos as esculturas feitas em bronze de Graciliano Ramos e Aurélio Buarque de Holanda, dando uma verdadeira aula de história a céu aberto.
O passeio encerrou-se no Parque Municipal, no bairro de Bebedouro. Durante as explicações dos biólogos e técnicos, nada escapava aos olhares e ouvidos atentos da criançada. Por vezes, a calmaria só era quebrada pelo canto dos pássaros e pelos questionamentos dos estudantes. À sombra das enormes árvores que moldam o cenário, o grupo percorreu trilhas, admirou o lago dos jacarés e observou animais exóticos, como o famoso bicho preguiça.
Neste primeiro ano, o projeto vai englobar oito escolas da rede municipal de Maceió, o que representa cerca de 480 estudantes. No próximo mês, outra escola terá a chance de desbravar Maceió com o Turismo do Saber. No final de cada passeio, os alunos ainda participam de um concurso de frases com a temática alusiva à cidade de Maceió, de acordo com o que viram e sentiram. Destas, as melhores frases de cada uma das oito escolas concorrerão, em dezembro, à final do concurso. Os três primeiros estudantes selecionados, assim como seus respectivos professores, ganharão prêmios.
“É uma ótima iniciativa. Estas crianças são carentes e, muitas vezes, não têm condições de conhecer a própria cidade e seus pontos turísticos. Além do mais, é uma oportunidade de evidenciar a importância de preservação do meio ambiente e do patrimônio histórico de Maceió. A partir daí, as crianças passam a ser disseminadoras do conteúdo aprendido e o repassam para seus pais, seus amigos, formando uma comunidade mais consciente e preservadora”, disse Jivânia Cavalvante, vice-diretora da Escola Rui Palmeira.
Parcerias
O Turismo do Saber conta ainda com o apoio das Secretarias Municipais de Assistência Social (Semas) e de Proteção ao Meio Ambiente (Sempma). Como reconhecimento do sucesso do projeto, iniciativas privadas também decidiram abraçar os alunos da rede, a exemplo do Serviço Social do Comércio (Sesc), Faculdade Estácio, Braskem, Luck Receptivo, Parque Shopping Maceió, Cine System e Let’s Dive – escola de mergulho.
Lívia Vitória, aluna do 5º ano B, diz-se encantado com tudo o que viu e aprendeu: “Aprendi nas palestras que devemos preservar a natureza, não jogar lixo nas praias e nos parques e também conheci a história de grandes alagoanos, como Graciliano Ramos e Aurélio Buarque”, contou a estudante.
Amanda Bezerra e Thiago Guimarães (estagiários) / Ascom Semed
Nenhum comentário:
Postar um comentário