terça-feira, 14 de junho de 2016

Reunião apresenta projeto Escolas do Encontro para Maceió



Rui Palmeira participa do lançamento do projeto Escola do Encontro em Maceió.
Foto: Pei Fon/ Secom Maceió

A Rede Municipal de Ensino de Maceió se prepara para receber o Projeto Scholas Ocurrentes, que na capital alagoana recebeu o nome Escolas do Encontro. A iniciativa é dirigida e idealizada pelo Papa Francisco e será desenvolvida junto à Prefeitura de Maceió por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed).
O representante do projeto está em Maceió desde a última segunda-feira (14). Em uma reunião de sensibilização realizada na manhã desta terça-feira (14), no Hotel Jatiúca, com a presença do prefeito Rui Palmeira, o projeto Escolas do Encontro foi apresentado a possíveis parceiros.
Rui Palmeira - Prefeito de Maceió.
Foto: Pei Fon/ Secom Maceió
Diante de um auditório formado por empresários, representantes de diversos segmentos econômicos e da rede privada de ensino, o prefeito comentou: “gostaríamos de contar com o apoio de todos, deste modo, seremos a primeira capital do nordeste brasileiro a adotar este projeto, que está presente em 40 mil escolas em todo o mundo. Sabemos dos altos índices de violência que assolam nosso estado e é importante trabalhar a cultura de paz desde cedo nas escolas”.
Ana Dayse Dórea, secretária municipal de educação comentou que “tão importante quanto estruturar as escolas, que é o que estamos fazendo, é investir em pessoas. Esta é a proposta: estimular a cultura da paz. Também acreditamos que mudar indicadores não é papel apenas do poder público. Precisamos contar com a sociedade, com representantes de diversos segmentos. Por isso queremos sensibilizar o setor privado. Para aderir, basta nos procurar, por meio da coordenação de projetos especiais. Mais do que investimentos financeiros, a colaboração se dará, sobretudo com ações e atitudes que iremos trabalhar juntos”.
Rui Palmeira participa do lançamento do projeto Escola do Encontro em Maceió.
Foto: Pei Fon/ Secom Maceió
E foi Ana Dayse a responsável por articular a chegada do projeto a Maceió. Isso aconteceu no final de 2015, durante uma missão técnica na Argentina, país onde o Scholas Ocurrentesiniciou. “A iniciativa do Papa Francisco chega como uma metodologia para fortalecer o trabalho que está sendo desenvolvido nas nossas escolas através de projetos como o Viva Escola,que é nosso principal projeto estruturante”, destacou Ana Dayse.
“Esse projeto existe há quase três anos, está crescendo em uma progressão geométrica incrível e já chegou a 190 países. Ele é interreligioso, temos voluntários de todos os credos e raças e esta é a intenção: a união, a paz e integração tendo a educação como base para transformar o mundo”, explicou o representante do projeto, Gustavo Miguelez, esclarecendo ainda que se trata de um projeto sistêmico, com planejamento, que pretende engajar novos atores contando com a adesão do empresariado e os diversos setores da economia.
Sobre o projeto 
A organização internacional, encabeçada pelo Papa Francisco desde agosto de 2013, traz como missão alcançar a integração das comunidades, com foco naquelas menos favorecidas, por meio do compromisso de todos os segmentos e organizações sociais, agregando redes educativas de todo o mundo a partir de propostas tecnológicas, esportivas e artísticas com o intuito de disseminar a cultura de paz entre os povos pela educação.
Para ficar por dentro do projeto pelo mundo, basta acessar o site do Scholas Ocurrentes.
Secom Maceió

Nenhum comentário: