segunda-feira, 13 de junho de 2016

Escolas do Encontro: representante do Papa visita Maceió



Alunos da Escola Municipal Lindolfo Collor.
Foto: Pei Fon/ Secom 
Nesta segunda-feira (13), Maceió recebe a visita do coordenador do Projeto Scholas Ocurrentes, Gustavo Miguelez, representante do Papa Francisco. O projeto é dirigido pelo Pontífice e tem como proposta favorecer a integração e fomentar a paz entre os povos por meio da educação. Miguelez virá para socializar as ações do projeto para as escolas da rede municipal e firmar parcerias com empresários.
O coordenador visitará a Escola Paulo Bandeira, que já desenvolve trabalhos voltados para a cultura da paz e cidadania. Na ocasião, alunos da unidade farão uma apresentação musical e estudantes que fazem parte do Projeto Guarda Faz Escola, uma demonstração de judô.
Na terça-feira (14), Miguelez terá um encontro com autoridades e empresários, durante um café da manhã, no Hotel Jatiúca, e, à tarde, no mesmo local, se reunirá com diretores e coordenadores das escolas da Semed.
A secretária municipal de Educação de Maceió, Ana Dayse Dorea, conheceu o projeto no final de 2015, quando esteve em missão técnica na Argentina. “Atuamos com a cultura da paz, por meio de ações transversais do Viva Escola, nosso programa estruturante. A iniciativa do Papa Francisco chega como uma metodologia para fortalecer o trabalho que está sendo desenvolvido”, destacou Ana Dayse.
Sobre o Projeto 
A organização internacional, encabeçada pelo Papa Francisco desde agosto de 2013, traz como missão alcançar a integração das comunidades, com foco naquelas menos favorecidas, por meio do compromisso de todos os segmentos e organizações sociais, agregando redes educativas de todo o mundo a partir de propostas tecnológicas, esportivas e artísticas com o intuito de disseminar a cultura de paz entre os povos pela educação.
Em Maceió, o Projeto recebeu o nome de Escolas do Encontro, em uma tradução que reforça o conceito da iniciativa, que interliga mais de 400 mil escolas em 82 países, entre unidades públicas e privadas, com alunos de todas as crenças religiosas.

Thiago Guimarães (estagiário)/ Ascom Semed

Nenhum comentário: