sábado, 25 de junho de 2016

Educação Física inclusiva colhe resultados positivos


Foto: Instituto Rodrigo Mendes
O Departamento de Educação Física da Secretaria Municipal de Educação (Semed) comemora o resultado do trabalho executado na modalidade de educação inclusiva. Através de parceria com o Instituto Rodrigo Mendes, o departamento promoveu atividades relacionadas à prática esportiva para alunos com deficiência ou limitação física na Escola Municipal Padre Brandão Lima. O resultado foi emocionante, devido ao envolvimento dos alunos durante as atividades.
O projeto, intitulado Portas Abertas para a Inclusão, promoveu a formação de professores, através de aulas online, acompanhou a elaboração da proposta e, por fim, a execução. Facilitadora do projeto junto à Semed, a técnica do setor de Educação Física da secretaria Cláudia Rejane Cavalcante Lima explica que as atividades foram executadas no ano passado e somente agora o resultado foi tornado público pelo Instituto.
Ela acrescenta que todo o trabalho foi executado com base nos eixos família, parceria, estratégia pedagógica e gestão. Para esse ano, a iniciativa vem sendo desenvolvida nas escolas Cleto Marques Luz, Nosso Lar, Deraldo Campos e Radialista Edécio Lopes. “Em outubro, a representação do Instituto estará na Semed para apresentar o projeto para esse ano e escolher a escola na qual será desenvolvido”, adianta Cláudia. “Atualmente, estamos na fase de diagnóstico nessas escolas”, complementa.
Desde 2013, o Instituto Rodrigo Mendes, a Fundação FC Barcelona (FCB) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) têm promovido o projeto Portas Abertas para Inclusão. A iniciativa foi concebida, inicialmente, com a finalidade de colaborar para a construção do legado social dos megaeventos esportivos – Copa do Mundo e Jogos Olímpicos – no Brasil e para garantir melhores condições de aprendizagem aos estudantes com deficiência nas escolas regulares.
A principal estratégia do projeto é a realização de cursos de formação sobre educação física inclusiva para educadores, gestores escolares e membros das equipes de secretarias de educação. Em sua primeira edição, o curso foi realizado nas 12 capitais que hospedaram a Copa do Mundo, tendo como potencial de impacto 22.524 estudantes das redes públicas de ensino.
O detalhamento do projeto, as informações do Instituto e o resultado completo do trabalho desenvolvido nas diversas capitais brasileiras, incluindo Maceió, pode ser conferido no endereço eletrônico da instituição, pelo site www.institutorodrigomendes.org.br.
Delane Barros/ Ascom Semed

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