quinta-feira, 9 de junho de 2016

Escolas municipais vão participar de projeto do Papa Francisco




Na próxima terça-feira (14), Maceió receberá a visita do coordenador do Projeto Scholas Ocurrentes, Gustavo Miguelez, representante do Papa Francisco. Miguelez vem a Maceió para apresentar e firmar parcerias com o objetivo de favorecer a integração e fomentar a paz entre os povos por meio da educação.
Em Maceió, o Projeto recebeu o nome de Escolas do Encontro, em uma tradução que reforça o conceito da inciativa, que interliga mais de 400 mil escolas no mundo, entre unidades públicas e privadas, com a proposta de unir crianças e jovens de diferentes credos a pensar juntos em como disseminar a cultura de paz entre os povos pela educação.
A secretária de Educação de Maceió, Ana Dayse Dorea, conheceu o projeto no final de 2015, quando esteve em missão técnica na Argentina. De acordo com a gestora, a Escola do Encontro do Papa Francisco vem para reforçar as iniciativas que já estão sendo desenvolvidas em Maceió.
“Atuamos com a cultura da paz, por meio de ações transversais do Viva Escola, nosso programa estruturante. A iniciativa do Papa Francisco chega como uma metodologia para fortalecer o trabalho que está sendo desenvolvido”, destacou Ana Dayse.
Para Virgínia Ferreira, coordenadora de programas especiais da Secretaria Municipal de Educação (Semed), trazer um projeto desta magnitude agregaria muito ao que já é feito em Maceió. “Nós já trabalhamos com a perspectiva da cultura de paz na Rede Municipal de Educação. Trazer o Scholas Ocurrentes para as escolas do nosso município irá agregar muito ao trabalho que já realizamos”, ressalta Ferreira.
Visita do representante do Papa Francisco
Durante a estadia em Maceió, Gustavo Miguelez, tem uma agenda intensa. Na segunda-feira (13), o coordenador do Projeto visitará a Escola Paulo Bandeira, que já desenvolve trabalhos voltados para a cultura da paz e cidadania. Alunos da unidade farão uma apresentação musical e estudantes que fazem parte do Projeto Guarda Faz Escola, uma demonstração de judô. Na terça-feira (14), o gestor terá um momento para apresentar a iniciativa a empresários locais, pela manhã, e, de tarde, se reúne com diretores e coordenadores das escolas da Semed.
Scholas Ocurrentes
O Scholas Ocurrentes, impulsionado pelo Papa Francisco, não tem fins lucrativos e trabalha para construir a cultura do encontro, possibilitando paz, integração, solidariedade, consciência ambiental e cidadania pela educação, esporte, arte e tecnologia. É a primeira iniciativa de alcance mundial que busca integrar e fomentar a paz entre os povos por meio da educação.
Erick Nogueira e Thiara Oliveira / Ascom Semed

Nenhum comentário: