terça-feira, 7 de junho de 2016

Prefeito Rui Palmeira reinaugura Escola Pompeu Sarmento



Prefeito Rui Palmeira na reinauguração da Escola Pompeu Sarmento.
Foto: Marco Antônio/ Secom Maceió
Quem conheceu a Escola Municipal Pompeu Sarmento, no Barro Duro, sabe o quanto o local se transformou. O prédio foi totalmente reformado pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed). O investimento, na ordem de R$ 2,3 milhões em recursos próprios,  vai beneficiar os mais de 950 alunos do 1º ao 9º ano e Educação de Jovens e Adultos (EJA) matriculados nos três turnos.

Sala de aula na Escola Pompeu Sarmento. Foto: Marco Antônio/ Secom Maceió
“Para nós, fazer esta entrega é motivo de grande alegria. Isto sim é o que podemos chamar de grande obra para o presente e para o futuro. Estamos plantando uma semente que vai frutificar em breve. Daqui sairão profissionais, pais, mães de família e cidadãos que vão construir e desenvolver o futuro da cidade de Maceió”, disse Rui Palmeira, durante a reinauguração da escola na manhã desta terça-feira (07).
“Mesmo durante as obras, os alunos continuaram estudando e o ano letivo não foi interrompido. As aulas aconteceram na Faculdade FAT, que fica aqui do lado. Eles não foram prejudicados, mas estavam ansiosos para voltar para casa. Estamos entregando hoje uma escola que não foi simplesmente reformada, mas reconstruída com recursos próprios. Podemos dizer que é uma nova escola, com uma das melhores estruturas do nosso estado”, disse o prefeito.
Reinauguração da Escola Pompeu Sarmento. Foto:Marco Antônio/ Secom Maceió
Rui relembrou a situação das unidades há três anos. “Quando assumimos, encontramos as 136 escolas do município em estado deplorável. Para mudar isso estamos investindo recursos próprios”, relatou.
Prefeito Rui Palmeira na reinauguração da Escola Pompeu Sarmento.
Foto: Marco Antônio/ Secom Maceió
O vice-prefeito Marcelo Palmeira destacou que esse tipo de investimento tem reflexo direto na construção da educação. “O resultado só pode ser positivo. Estas melhorias valorizam o trabalho de professores e servidores e, certamente, dão mais entusiasmo aos alunos que agora vão estudar em um ambiente limpo e qualificado. Estamos mudando a realidade de escolas que estavam sucateadas e hoje vivem um novo momento”, disse.
Nova estrutura
A escola, que em nada lembra a estrutura anterior, agora tem 13 salas de aula, sala de vídeo, secretaria, direção, sala de recursos, sala dos professores, sala de balé, biblioteca, coordenação, refeitório, cozinha, laboratório de ciências, laboratório de informática e uma grande conquista que foi a quadra poliesportiva. A obra, que contemplou acessibilidade, foi executada pela construtora Boa Terra Construções e o prédio também recebeu novo mobiliário, jardinagem e arborização.
Escola Pompeu Sarmento. Foto: Marco Antônio/ Secom Maceió
Ana Dayse Dorea, gestora da Secretaria Municipal de Educação (Semed), destacou a importância dos investimentos. “Não podemos esconder a emoção por fazer esta entrega. A escola ficou excelente. Esta é a terceira entregue neste porte e temos mais nove escolas sendo recuperadas com esta qualidade, mas todas as unidades da Rede terão intervenções, sendo que 38 já receberam manutenção. A educação é, de fato, uma prioridade para a gestão Rui Palmeira que tem um olhar, um cuidado diferenciado com a Rede Municipal de Educação”, colocou.
A comunidade escolar agradeceu pelas melhorias. Maria José Bernardino, diretora da Pompeu Sarmento, se pronunciou. “Lembro bem que, durante os 28 anos que trabalho como professora e hoje como diretora desta escola, foram muitas lutas e idas à Semed para pedir a reforma. Hoje, na sua gestão, prefeito Rui Palmeira, nossa escola se tornou um modelo para a nossa comunidade. Temos a felicidade de colher o fruto de um grande trabalho. A modernidade e a funcionalidade deste espaço surpreenderam a todos nós. Agradecemos e temos o dever e a responsabilidade de permanecer zelosos com este bem que recebemos”, destacou Maria José Bernardino, diretora da Pompeu Sarmento.
Prefeito Rui Palmeira com alunos da Escola Pompeu Sarmento.
Foto: Marco Antônio/ Secom Maceió
Em solenidade festiva acompanhada por pais, professores, alunos, autoridades e parentes do homenageado que dá nome à escola, o evento também foi prestigiado por secretários da gestão municipal, servidores, Kelmann Vieira, presidente da Câmara de Vereadores de Maceió, o vereador Guilherme Soares e líderes comunitários. A reinauguração também contou com apresentações culturais com o coral da Escola em parceria com a Legião da Boa Vontade (LBV), além de trio de forró.
CMEI Pompeu Sarmento
Durante a reinauguração da escola, o prefeito anunciou outra conquista significativa para a região: um novo Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI). O município retomou uma obra que estava parada há 12 anos. “Aqui no terreno da Pompeu Sarmento, havia o esqueleto de uma creche. Estamos reformando o prédio para reconstruir o equipamento e em breve estaremos aqui para inaugurar”, finalizou.
Fernanda Calheiros/ Secom Maceió


Nenhum comentário: